Ícone Sindireceita
Aduana

Retenção de toneladas de produtos irregulares em Parnaíba/PI

Ação conjunta resultou na retenção de 520 sacos de produtos não homologados, falsificados ou introduzidos irregularmente no país.

9 de setembro de 2025 às 10:47

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de 520 sacos de produtos não homologados, falsificados ou introduzidos irregularmente no país, na cidade de Parnaíba/PI. A retenção ocorreu em 29 de agosto, durante ação conjunta coordenada pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da RFB, com participação da Anatel, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Durante a operação, foram fiscalizados 14 estabelecimentos comerciais no centro de Parnaíba. Os alvos foram selecionados com base em denúncias de escritórios de advocacia que representam marcas prejudicadas pela pirataria. As mercadorias retidas incluíram celulares, videogames, caixas de som, fones de ouvido e diversos acessórios eletrônicos. Os produtos foram encaminhados para depósito da Receita Federal.

Fonte: Portal SET.

 

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas