DECIPEX destaca atendimento presencial gratuito do Balcão GOV.BR
Aposentado(a) e pensionista: confira as orientações da DECIPEX sobre o atendimento presencial gratuito do MGI.
A Diretoria de Serviços de Aposentados e Pensionistas e de Órgãos Extintos (DECIPEX) reforça a importância do Balcão GOV.BR. O programa, coordenado pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece atendimento presencial gratuito para quem precisa de ajuda com pendências relacionadas à conta GOV.BR. O Balcão GOV.BR fornece o suporte necessário para a solução de pendências como criação ou recuperação de conta, acesso à declaração do Imposto de Renda, realização de Prova de Vida Digital e muito mais.
O programa tem por objetivo promover a inclusão digital e garantir que todos os cidadãos tenham autonomia para gerenciar sua vida cívica. Com o apoio de equipes treinadas, você pode resolver problemas que antes pareciam complicados, de forma segura e presencial.
Na prática, o que você resolve com a conta GOV.BR?
Ter uma conta GOV.BR ativa e com o nível de segurança correto (prata ou ouro) é a chave para acessar serviços essenciais sem sair de casa. Por exemplo:
Imposto de Renda (IRPF): Acessar seu informe de rendimentos e utilizar a declaração pré-preenchida, economizando tempo e evitando erros.
Prova de Vida Digital: Realizar o procedimento pelo celular, sem precisar se deslocar a uma agência bancária.
Comunicado de falecimento: Informar o falecimento, por familiares ou terceiros, de aposentado, militar reformado ou da reserva, pensionista ou anistiado político.
Dificuldades de Cadastro: Corrigir ou atualizar informações pessoais (endereço, telefone, e-mail) de forma rápida e segura.
Consulta de Contracheques: Acessar e salvar seus comprovantes de rendimento mensais.
Como o Balcão GOV.BR pode ajudar?
Nas 82 unidades de atendimento já disponíveis em todo o Brasil, existem equipes prontas para:
Ajudar você a criar sua conta GOV.BR do zero.
Auxiliar na recuperação de senhas esquecidas.
Orientar sobre como aumentar o nível da sua conta para prata ou ouro.
Oferecer acesso gratuito à internet para você usar os serviços no local.
Encontre a Unidade Mais Próxima da sua casa
Não deixe que a tecnologia seja um obstáculo para acessar seus direitos. Para consultar a lista completa de endereços e encontrar o ponto de atendimento mais perto de você, acesse: Atendimento Presencial — Governo Digital.
Fonte: DECIPEX.
