Ícone Sindireceita
Aposentados e pensionistas

DECIPEX destaca atendimento presencial gratuito do Balcão GOV.BR

Aposentado(a) e pensionista: confira as orientações da DECIPEX sobre o atendimento presencial gratuito do MGI.

10 de setembro de 2025 às 10:36

A Diretoria de Serviços de Aposentados e Pensionistas e de Órgãos Extintos (DECIPEX) reforça a importância do Balcão GOV.BR. O programa, coordenado pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece atendimento presencial gratuito para quem precisa de ajuda com pendências relacionadas à conta GOV.BR. O Balcão GOV.BR fornece o suporte necessário para a solução de pendências como criação ou recuperação de conta, acesso à declaração do Imposto de Renda, realização de Prova de Vida Digital e muito mais.

O programa tem por objetivo promover a inclusão digital e garantir que todos os cidadãos tenham autonomia para gerenciar sua vida cívica. Com o apoio de equipes treinadas, você pode resolver problemas que antes pareciam complicados, de forma segura e presencial.

 


Na prática, o que você resolve com a conta GOV.BR?

Ter uma conta GOV.BR ativa e com o nível de segurança correto (prata ou ouro) é a chave para acessar serviços essenciais sem sair de casa. Por exemplo:

  • Imposto de Renda (IRPF): Acessar seu informe de rendimentos e utilizar a declaração pré-preenchida, economizando tempo e evitando erros.

  • Prova de Vida Digital: Realizar o procedimento pelo celular, sem precisar se deslocar a uma agência bancária.

  • Comunicado de falecimento: Informar o falecimento, por familiares ou terceiros, de aposentado, militar reformado ou da reserva, pensionista ou anistiado político.

  • Dificuldades de Cadastro: Corrigir ou atualizar informações pessoais (endereço, telefone, e-mail) de forma rápida e segura.

  • Consulta de Contracheques: Acessar e salvar seus comprovantes de rendimento mensais.

 


Como o Balcão GOV.BR pode ajudar?

  • Nas 82 unidades de atendimento já disponíveis em todo o Brasil, existem equipes prontas para:

  • Ajudar você a criar sua conta GOV.BR do zero.

  • Auxiliar na recuperação de senhas esquecidas.

  • Orientar sobre como aumentar o nível da sua conta para prata ou ouro.

  • Oferecer acesso gratuito à internet para você usar os serviços no local.

 


Encontre a Unidade Mais Próxima da sua casa 

Não deixe que a tecnologia seja um obstáculo para acessar seus direitos. Para consultar a lista completa de endereços e encontrar o ponto de atendimento mais perto de você, acesse: Atendimento Presencial — Governo Digital.

 

Fonte: DECIPEX.

 

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas