Sindireceita participa da celebração dos 25 anos da Auditoria Cidadã da Dívida
Evento reuniu dezenas de participantes, incluindo integrantes de movimentos da sociedade civil e entidades de representação dos servidores públicos.
As diretoras do Sindireceita, Ieda Miranda (Secretária Geral), Marlene Cambraia (Aposentados e Pensionistas), e o diretor Valdemir Bueno (Segundo Suplente) participaram nesta quinta-feira, dia 9, da celebração dos 25 anos da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD). O evento ocorreu em formato híbrido, em modalidade virtual e presencial, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, e reuniu dezenas de participantes, incluindo integrantes de movimentos da sociedade civil e entidades de representação dos servidores públicos.
A solenidade ocorreu durante uma reunião conjunta entre o Conselho Político da ACD e a Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e a Auditoria Integral da Dívida Pública com a Participação Popular. A Frente é coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que participou virtualmente do encontro. Os trabalhos da Mesa Diretora foram conduzidos pela coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli.
A pauta da reunião foi definida em encontro anterior do Conselho Político da ACD e da Frente Parlamentar. O evento foi iniciado com um reconhecimento público a parlamentares, tanto atuais quanto anteriores, que defendem historicamente a necessidade de cumprir a Constituição Federal e realizar a auditoria da dívida pública no Brasil, com participação social.
Em seguida, foi apresentado um resumo do diagnóstico sobre os temas tratados nas oito lives comemorativas dos 25 anos da ACD. Também foi realizada a análise das propostas de ação coletadas de palestrantes, coordenadores dos debates e entidades participantes da Auditoria e da Frente Parlamentar. O último ponto da pauta debatido foi o encaminhamento de propostas que farão parte das ações futuras da ACD e da Frente Parlamentar.
