Ícone Sindireceita
Aduana

Domingo Espetacular destaca atuação das Analistas-Tributárias e dos Analistas-Tributários na Operação Fronteira

A reportagem acompanhou o trabalho realizado pelas Analistas-Tributárias e pelos Analistas-Tributários que atuam na operação Fronteiras e que ocorre nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul

28 de outubro de 2025 às 12:09
Atualizado: 29 de outubro de 2025 às 05:53

O trabalho realizado pelas Analistas-Tributárias e Analistas-Tributários que integram as equipes de Vigilância e Repressão foi destaque na reportagem especial exibida no programa Domingo Espetacular da TV Record.

A equipe de reportagem acompanhou o trabalho realizado pelas Analistas-Tributárias e pelos Analistas-Tributários que atuam na operação Fronteiras e que ocorre nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, na divisa do Brasil com o Paraguai. A reportagem ressalta o trabalho de fiscalização, vigilância, a abordagem de veículos e a apreensão de mercadoras e de drogas realizadas pelas equipes que contam com a atuação das Analistas-Tributárias e dos Analistas-Tributários.



Assista aqui a reportagem


Veja aqui mais informações



Novos e sofisticados equipamentos de vigilância ajudam nesse combate, que exige coragem e inteligência. 400 servidores da Receita Federal envolvidos na operação que contou com o apoio das Forças Armadas, Polícia Federal e forças estaduais de segurança.  A associação entre o tráfico de drogas e o contrabando tem sido cada vez mais frequente. Espalhados por pontos estratégicos, pessoas que podem ser confundidas com moradores da região, atuam como olheiros a serviço do crime. A função é a de avisar sobre a presença de uma viatura, um policial ou um fiscal.   

Também tem os que trabalham a logística, que definem a quantidade de carga a ser transportada e planejam o embarque por terra, de barco, de avião.

Os mateiros ficam escondidos em matas ou em postos de combustíveis na estrada, passando informações. As quadrilhas ainda usam a internet, que pode ser por satélite, para se comunicar e vender dados a outros grupos. (Com informações do Portal R7)

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas