Ícone Sindireceita
Sindicato

Sindireceita participa de marcha contra a Reforma Administrativa

Ato reuniu milhares de servidores e servidoras públicas das três esferas, integrantes de movimentos sociais e parlamentares.

30 de outubro de 2025 às 11:27
Atualizado: 1 de novembro de 2025 às 08:58

O Sindireceita somou forças na luta contra a Reforma Administrativa na manhã desta quarta-feira, dia 29, durante a Marcha Nacional Unificada dos Servidores Públicos realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. A mobilização reuniu mais de 15 mil participantes, entre servidoras e servidores federais, estaduais e municipais, integrantes de diversos movimentos sociais e parlamentares.

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) esteve representada na mobilização pelo presidente, Thales Freitas e pelos diretores Odair Ambrosio (Formação Sindical e Relações Intersindicais), Fabiano Rebelo (Estudos Técnicos), Sérgio de Castro (Assuntos Parlamentares), Ronald Machado Campbell (adjunto de Finanças e Administração) e Valdemir Bueno (Segundo Suplente). Também participaram do ato, pelo Sindicato, os delegados sindicais Rafael Caetano Cardoso (DS Brasília/DF), Ney da Guia Mello (DS Niterói/RJ) e Marcos Venicio Viana Silva (DS Teresina/PI); os Analistas-Tributários Arthur Santana e Luís Fernando Ferreira Costa, e colegas ATRFBs de Brasília.

A concentração ocorreu às 9h, no Museu Nacional da República. Às 10h, o ato seguiu até o gramado em frente ao Congresso Nacional. Durante o percurso, diversas entidades de representação, entre elas o Sindireceita, realizaram pronunciamentos no caminhão de som principal da Marcha.

Ao fazer uso da palavra, o diretor do Sindireceita, Valdemir Bueno destacou que a luta contra a Reforma Administrativa é uma batalha de todo o povo brasileiro. Bueno também classificou a Marcha como um ato “histórico”. “Essa luta é do povo brasileiro. Hoje realizamos um ato histórico, um divisor de águas no movimento dos trabalhadores do serviço público brasileiro. É só o começo dessa luta que tem que crescer ainda mais. O maior símbolo dessa Reforma Administrativa é o cavalo de troia, que por dentro traz a maior podridão das elites que querem dominar o Brasil há tantas décadas, até séculos. Vamos à luta!”, declarou.

Reforma Administrativa

O movimento ocorrido nesta quarta-feira é uma reação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 38/2025, da Reforma Administrativa. A PEC foi protocolada no dia 24 de outubro na Câmara dos Deputados.

A proposta é de iniciativa coletiva e foi assinada por 171 deputados federais –número mínimo necessário para o início da tramitação de uma PEC. A redação da PEC é originária do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Administrativa na Câmara, cujo relator é o deputado Zé Trovão (PL-SC). O GT é coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ).

Para o Sindireceita e entidades de representação envolvidas na luta contra a PEC 38, a proposta representa uma ameaça aos servidores públicos e à prestação de serviços de qualidade à população. O texto abrange disposições que ameaçam a estabilidade e a autonomia; abre espaço para privatização e terceirização; ataca direitos e a remuneração; além de promover concentração de poder e medidas que acarretarão desmonte institucional.


CONFIRA ABAIXO MAIS REGISTROS DA MARCHA NACIONAL UNIFICADA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas