Receita Federal apreende 32 toneladas de agrotóxicos contrabandeados em Edéia/GO
Analistas-Tributários atuam em operação que resultou na maior apreensão de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai em 2025
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de 32 toneladas de agrotóxicos contrabandeados no último domingo, 2 de novembro. A operação ocorreu de forma integrada com o Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar de Goiás.
Os produtos, provenientes da China e do Paraguai tinham como destino o estado de Goiás. O grupo foi flagrado pelos agentes descarregando as cargas em um galpão da cidade de Edéia/GO. A ação foi deflagrada depois do compartilhamento de informações para desarticular o grupo criminoso especializado neste tipo de crime.
De acordo com a PMGO esta foi a maior apreensão de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai registrada no Brasil em 2025. Ao todo, foram presas oito pessoas por transporte e distribuição de produtos agrícolas irregulares e o caminhão foi apreendido. Segundo autoridades, o prejuízo estimado é de cerca de R$10 milhões.
Fonte: Agrofy News
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
