Receita Federal apreende mais de R$ 2 milhões em eletrônicos irregulares na Paraíba
Analistas-Tributários atuam em ação conjunta com a Anatel no combate à pirataria e à entrada de produtos não homologados no país
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram em operação conjunta com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que resultou na apreensão de mais de duas toneladas de eletrônicos irregulares em Campina Grande/PB. A ação, realizada na última quinta-feira, 30 de outubro, integrou a Operação Safira, que tem como foco o combate à comercialização de equipamentos falsificados, de origem irregular ou sem homologação.
Os produtos apreendidos foram avaliados em aproximadamente R$ 2 milhões, e incluem fones de ouvido, caixas de som e carregadores. Segundo as autoridades, as mercadorias representam riscos à segurança dos consumidores por não atenderem às normas técnicas exigidas no país. Entre os perigos estão a possibilidade de superaquecimento, choques elétricos, explosões de baterias e o vazamento de materiais tóxicos.
A Operação Safira faz parte das ações do Plano de Combate à Pirataria da Anatel, que conta com o apoio da Receita Federal para reforçar o enfrentamento à entrada e à circulação de produtos que prejudicam o mercado legal e ameaçam a segurança do consumidor.
Fonte: Tecnoblog
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
