Ícone Sindireceita
Sindicato

Sindireceita participa de reunião com Secretaria-Geral da Presidência para tratar Reforma Administrativa

No encontro, foi solicitado que cada entidade sindical encaminhe até três pontos principais que resumam as preocupações específicas de suas categorias quanto ao texto da PEC

7 de novembro de 2025 às 15:29

Na tarde dessa quinta-feira, 6 de novembro, o Sindireceita participou de uma reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, que teve como pauta o andamento da Reforma Administrativa em tramitação na Câmara dos Deputados.

O Sindicato foi representado pelo presidente Thales Freitas e pelo diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio Ricardo Moreira. Além do Sindireceita, participaram do encontro diversas entidades representativas do funcionalismo público.

Durante a reunião, apenas as centrais sindicais tiveram direito à manifestação, apresentando as principais preocupações do serviço público em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 38/2025, que propõe alterações estruturais no modelo de administração pública. A PEC, protocolada no dia 24 de outubro, traz dispositivos que afetam a estabilidade e a autonomia dos servidores, ampliam a terceirização e a privatização de serviços, e representam risco à prestação de serviços públicos de qualidade à população.

Segundo o ministro, o governo federal pretende manter o diálogo com as entidades sindicais e construir, de forma conjunta, estratégias para enfrentar os pontos mais críticos da proposta. No encontro, foi solicitado que cada entidade sindical encaminhe até três pontos principais que resumam as preocupações específicas de suas categorias quanto ao texto da PEC.

O Sindireceita já está elaborando o documento com as contribuições dos Analistas-Tributários, que será encaminhado à Secretaria-Geral. A entidade seguirá acompanhando as movimentações relacionadas à Reforma Administrativa e atuando para defender os direitos das servidoras e dos servidores públicos.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas