Receita Federal apreende R$50 milhões em produtos ilegais em MG
Analistas-Tributários atuam em operação que desmantela esquema de fraudes vinculado ao crime organizado
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de diversos produtos ilegais armazenados em um prédio comercial, localizado na Rua Rio de Janeiro, em Belo Horizonte/MG. A ação ocorreu no âmbito da operação Desbordo, deflagrada pelas Receitas Federal e Estadual, em conjunto com as polícias Federal e Militar.
A ação desvendou um esquema milionário de fraudes e importações. O prédio de 19 andares era usado como um galpão, e armazenava aproximadamente R$50 milhões em mercadorias sem documentação fiscal, falsificadas ou de origem não comprovada, provenientes, em sua maioria, da China. Entre os produtos havia drones, ventiladores, eletrônicos e outros itens de marcas licenciadas adulteradas.
As investigações iniciaram depois que os servidores notaram uma movimentação excessiva de caminhões descarregando mercadorias no imóvel.
As empresas envolvidas no esquema fraudulento declaravam importações de produtos sem marca ou de menor custo, mas, na verdade, eram itens falsificados de marcas famosas ou com preços muito acima do declarado.
De acordo com as investigações, o intuito do grupo era diminuir o valor dos impostos e ocultar a prática de contrabando, manipulando os dispositivos de controle de importação.
Segundo a Receita Federal, o esquema faz parte de uma grande cadeia relacionada ao crime organizado.
Fonte: G1
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
