Ícone Sindireceita
Aduana

Receita Federal apreende papagaios traficados na Ponte da Amizade

Homem que estava transportando os animais ilegalmente foi levado à PF e poderá responder por crime ambiental e sanitário.

18 de novembro de 2025 às 12:56

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de três papagaios-verdadeiros nesta segunda-feira, dia 17, na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR. Os animais estavam escondidos dentro de uma mochila transportada por um homem e, em virtude do transporte inadequado, estavam debilitados.

A apreensão ocorreu durante a fiscalização de uma van que cruzava a fronteira. Na ocasião, os servidores da RFB suspeitaram do volume carregado por um passageiro e, ao verificar a mochila, encontraram uma caixa com as aves. Os papagaios estavam vivos, porém debilitados devido ao transporte inadequado. A espécie é nativa e frequentemente alvo do tráfico de animais.

O passageiro foi encaminhado à Polícia Federal (PF) e deverá responder por crime contra a fauna e por descumprir normas sanitárias e aduaneiras. A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

Fonte: Rádio Cultura Foz.

 

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas