Receita Federal apreende 2 mil iPhones e canetas emagrecedoras em Manaus/AM
Foram encontrados 2 mil celulares do modelo iPhone, Ipads, relógios Apple Watch, além de outros acessórios eletrônicos.
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram nessa terça-feira, 2 de dezembro, na apreensão de uma carga irregular de aparelhos eletrônicos e de um medicamento ainda em fase experimental para tratamento da obesidade, empregado de maneira ilícita para fins estéticos de emagrecimento.
A ação ocorreu durante fiscalização aduaneira no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus/AM.
Foram encontrados 2 mil celulares do modelo iPhone, Ipads, relógios Apple Watch, além de outros acessórios eletrônicos. Normalmente, esse tipo de mercadoria vem do exterior para ser introduzida no país de forma irregular, no entanto, dessa vez estava sendo transportado para fora da Zona Franca de Manaus sem atender às determinações legais.
De acordo com a Alfândega do Aeroporto de Manaus, esse tipo de operação tem por intuito evitar a circulação de produtos que representam riscos à saúde e ao meio ambiente, bem como de combater crimes que provocam sonegação de impostos, desemprego e concorrência desleal.
Fonte: G1
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
