Receita Federal atua em operação que desarticula esquema de importações ilícitas
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram em mais uma ação de enfrentamento ao comércio irregular de produtos estrangeiros. A ação teve como objetivo desarticular um esquema estruturado que movimentou R$ 40 milhões
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, na manhã desta quarta-feira, 4 de dezembro, em mais uma ação de enfrentamento ao comércio irregular de produtos estrangeiros. Batizada de Operação Uxoris, a iniciativa foi conduzida em parceria com a Polícia Federal e coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários. A ação teve como objetivo desarticular um esquema estruturado de contrabando, descaminho, lavagem de dinheiro e fraudes financeiras.
As investigações, desenvolvidas ao longo de vários meses, revelaram que o grupo articulava a entrada clandestina de grandes remessas de produtos vindos do exterior, sem qualquer documentação fiscal e sem o devido processo de regularização aduaneira. Posteriormente, as mercadorias eram distribuídas para diversos estados, abastecendo principalmente marketplaces e lojas físicas em Campo Grande/MS.
Os servidores identificaram ainda o uso do chamado “dólar-cabo”, mecanismo ilegal de compensação financeira usado para efetuar pagamentos a fornecedores estrangeiros sem passar pelo sistema oficial. As apurações também apontaram manobras destinadas a ocultar a origem dos recursos movimentados pelo grupo, caracterizando possíveis práticas de lavagem de dinheiro.
Com autorização judicial, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. A Justiça Federal também determinou o bloqueio e o sequestro de bens e valores pertencentes a 20 pessoas físicas e jurídicas, alcançando aproximadamente R$ 40 milhões, além da suspensão das atividades de 14 empresas utilizadas pelo esquema criminoso.
O nome da operação faz referência à denúncia apresentada pela ex-companheira do principal articulador do grupo, que procurou as autoridades após constatar que seus dados estavam sendo utilizados na criação de empresas fictícias.
Fonte: G1
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
