Ícone Sindireceita
Sindicato

Presidente do Sindireceita destaca conquistas, compromissos e desafios na cerimônia de posse da Diretoria eleita

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira, dia 4, e reuniu ATRFBs, autoridades e titulares de entidades de representação do serviço público.   

5 de dezembro de 2025 às 17:04

Os dirigentes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita eleitos para o triênio 2026-2028 foram empossados na noite desta quinta-feira, dia 4, durante evento realizado no Dúnia City Hall, em Brasília/DF. Em seu discurso, o presidente reeleito do Sindicato, Thales Freitas, expressou gratidão aos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias, destacou conquistas obtidas nos últimos anos, bem como os desafios e compromissos para o futuro da categoria. A cerimônia contou com a presença de delegados sindicais e representantes do Sindireceita nos 27 estados da federação, além de autoridades e titulares de entidades de representação do serviço público. 

Ao fazer uso da palavra, o presidente Thales Freitas reiterou o compromisso da Diretoria na luta em defesa da categoria e conclamou os colegas filiados e filiadas a estarem cada vez mais próximos do Sindicato. “Faço um agradecimento especial aos filiados do Sindireceita que mais uma vez depositaram suas confianças no Projeto Identidade e nesse time que hoje está sendo empossado. Quero lhes garantir que nosso empenho nos próximos três anos será na mesma intensidade da gestão que se encerrará nos próximos dias. Reafirmo, também, que o engajamento de todos será a chave fundamental para o sucesso dessa jornada”, declarou.

Thales Freitas ressaltou grandes desafios superados durante a última gestão da Diretoria, como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4616, a regulamentação do Bônus de Eficiência e o êxito do Sindireceita na última negociação salarial. “Continuamos extremamente entusiasmados, motivados e confiantes para a continuidade de uma gestão que se mostrou exitosa. Superamos grandes obstáculos, como o julgamento da ADI 4616; a regulamentação do Bônus de Eficiência; obtivemos uma melhoria substancial da escada de saída do Bônus de Eficiência dos aposentados e pensionistas, cujo piso saiu de 35% para 52,04%; e conquistamos a aceitação pelo governo da nossa contraproposta na última negociação salarial, aumentando o reajuste inicialmente oferecido de 7,56% para 9,22%, além da retirada da trava de três anos para a progressão dos recém concursados”, avaliou.

Ainda em seu discurso, o titular da Diretoria Executiva Nacional pontuou os desafios atuais da categoria e perspectivas de futuro. Entre os desafios destacados por Thales Freitas encontram-se a necessidade de alteração do Decreto que regulamenta as atribuições da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil (RFB); a regulamentação Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da negociação coletiva no serviço público; e o retorno da licença para desempenho de mandato classista remunerada, inserida no pacote da Mesa Nacional de Negociação Permanente. “São temas extremamente importantes, sobre os quais continuaremos cobrando respostas do governo. Usaremos de todos os meios legítimos para avançar nos nossos pleitos, pois o sindicato precisa ir até aonde a administração não pode, ou não quer ir. Quero concluir com uma das mais proeminentes frases do nosso saudoso Papa Francisco que, reconhecendo a importância da atividade sindical, disse: "Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato, pois os sindicatos são voz de quem não tem voz "”, finalizou Freitas.

Convidados

A cerimônia de posse também contou com discursos proferidos por autoridades convidadas pelo Sindireceita, entre eles o jurista e advogado, Dr. Nabor Bulhões, e o subsecretário de Gestão Corporativa da RFB, Juliano Brito da Justa Neves. Em sua explanação, Dr. Nabor Bulhões destacou a importância da Constituição Federal de 1988 para a estabilidade institucional e a liberdade sindical no Brasil, e relembrou os esforços relacionados à ADI 4616, julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou por unanimidade a constitucionalidade da evolução do cargo de Analista-Tributário.

Na oportunidade, o jurista enfatizou, ainda, o papel crucial de entidades sindicais como o Sindireceita na defesa de interesses que transcendem a categoria e impactam o próprio Estado e a nação. “Eu, que acompanho a vida de vários sistemas sindicais Brasil a fora, tenho o privilégio de estar trabalhando com o Sindireceita há mais de três décadas. Posso testemunhar o quanto o sistema sindical, especificamente da Receita Federal, tem sido grandemente relevante, não só para a categoria dos hoje denominados Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, mas o quanto Sindireceita tem sido importante para o país”, disse.

Em seu discurso, o subsecretário de Gestão Corporativa da RFB, Juliano Brito da Justa Neves, destacou a importância da confiança, parceria e trabalho coletivo especialmente entre as entidades sindicais para alcançar objetivos comuns e superar desafios. Neves também parabenizou o Sindicato pela atuação durante a negociação salarial junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). “Quando a gente fala desse lutar por um objetivo comum, eu não tenho como não citar o que aconteceu na recente campanha salarial que a gente passou. Foi muito difícil conseguir destravar movimentos feitos no governo que não deixavam a gente avançar. Foram criando regras de jogo que o Sindireceita muito habilmente colocou embaixo do braço, colocou nos pés, e voltou com uma proposta que no final das contas foi o que a gente conseguiu”, afirmou.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas