Receita Federal apreende 53 kg de cocaína no porto de Itajaí
Durante trabalho de fiscalização, os servidores localizaram 45 tabletes da droga ocultos no condensador de um contêiner refrigerado
Analistas-Tributários atuam em mais uma ação de combate ao tráfico internacional de drogas ao apreender 53 quilos de cocaína no porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. A operação foi realizada na sexta-feira, 12 de dezembro.
Durante trabalho de fiscalização, os servidores localizaram 45 tabletes da droga ocultos no condensador de um contêiner refrigerado. O equipamento havia chegado ao Brasil vazio e, posteriormente, foi carregado com proteína animal congelada, com destino final ao porto de Luanda, em Angola.
Segundo a Receita Federal, em ocorrências dessa natureza - quando não há indícios de que o entorpecente tenha sido inserido em território nacional - a principal hipótese é de que a droga tenha sido introduzida em algum dos países por onde o contêiner transitou, possivelmente oriunda de uma região produtora.
De acordo o órgão, a carga regular seguiu normalmente até o destino final, porém os responsáveis pela remessa ilícita não conseguiram retirar a droga do contêiner, o que possibilitou sua retenção durante a fiscalização aduaneira.
Após a apreensão, o material entorpecente foi encaminhado à polícia judiciária competente, que dará prosseguimento às investigações para identificar os envolvidos e a organização criminosa responsável pela tentativa de envio da droga.
Fonte: https://bit.ly/3KMYv8U
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
