Ícone Sindireceita
Aduana

Analistas-Tributários atuam na apreensão de 598 kg de cocaína em São Paulo

O entorpecente estava oculto em um carregamento de 76 toneladas de amendoim e foi identificado durante ações rotineiras de vigilância e repressão aduaneiras realizadas por servidores da Alfândega de Santos

18 de dezembro de 2025 às 17:11
Atualizado: 26 de dezembro de 2025 às 08:34

Analistas-Tributários atuaram na interceptação de uma tentativa de envio de 598 kg de cocaína pelo Porto de Santos/SP, nesta quarta-feira, 17 de dezembro. O entorpecente estava oculto em um carregamento de 76 toneladas de amendoim e foi identificado durante ações rotineiras de vigilância e repressão aduaneiras realizadas por servidores da Alfândega de Santos.

De acordo com a Receita Federal, a carga estava distribuída em três contêineres, que reuniam cerca de 3 mil sacas de ráfia (embalagem feita de tecido, usada para armazenar e transportar produtos agrícolas), organizadas em 60 estrados de madeira. A contaminação foi constatada em um dos contêineres, onde tabletes de cocaína foram encontrados no interior de algumas sacas, substituindo parte da mercadoria que teria como destino a Lituânia, na Europa.

Durante o procedimento de fiscalização, dois cães farejadores da Alfândega de Santos auxiliaram na verificação da carga previamente selecionada, ambos indicando positivamente a presença de substâncias ilícitas no contêiner.

Após a confirmação da adulteração do carregamento, a Polícia Federal (PF) foi acionada para a adoção dos procedimentos de praxe e realização da perícia no local. A droga foi apreendida, e a PF dará continuidade às investigações com base nas informações levantadas pela Receita Federal.

Com esta nova ocorrência, a Alfândega de Santos já contabiliza a apreensão de pouco mais de 7 toneladas de cocaína no âmbito das atividades de controle de cargas, vigilância e repressão aduaneira.

Fonte: Portal BE News

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas