Ícone Sindireceita
Aduana

Analistas-Tributários atuam na apreensão de 111 kg de cocaína em marmoaria de Natal/RN

Entorpecente estava oculto em pedras ornamentais; ação integrada resultou na prisão de dois suspeitos

29 de dezembro de 2025 às 14:21

Analistas-Tributários atuaram em operação integrada que culminou na apreensão de mais de 111 quilos de cocaína no Distrito Industrial de Emaús, no município de Parnamirim/RN, na madrugada do último sábado, dia 27.

A carga ilícita, estimada em mais de R$ 150 milhões, foi localizada no interior de uma marmoaria, onde estava camuflada em estruturas de pedras ornamentais.

A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/PCRN). O trabalho operacional avançou ao longo da manhã, quando as equipes entraram no imóvel utilizado como ponto de apoio para a movimentação de grandes volumes de drogas. As apurações indicaram que o entorpecente era escondido em compartimentos internos das pedras, montadas de forma a dificultar a detecção em procedimentos de fiscalização. Para a retirada da droga, foi necessária a quebra das estruturas, o que permitiu a localização de 105 tabletes de cocaína.

A marmoaria havia sido adquirida há aproximadamente um ano e, segundo as investigações, passou por um processo de adaptação para atender à logística criminosa, com aportes financeiros provenientes de organizações criminosas sediadas nas regiões Sul e Sudeste do país. Durante a ação, dois homens foram detidos em flagrante no momento em que tentavam retirar a droga do estado. Ambos possuem registros criminais anteriores e foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com pedido de prisão preventiva.

Denominada Operação Terceiro Eixo, a iniciativa revelou a consolidação de uma nova rota interestadual para o transporte de entorpecentes em larga escala, além de um método específico de ocultação da droga. O esquema envolvia diferentes grupos criminosos e utilizava o Rio Grande do Norte como ponto estratégico de passagem para a remessa e distribuição dos ilícitos no território nacional.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema criminoso e esclarecer o destino final da carga, que, conforme os indícios reunidos, teria como destino estados da região Nordeste.

Fonte: AgoraRN

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas