Analistas-Tributários atuam em apreensão de emagrecedores no Paraná
Medicamentos estavam ocultos em perfumes e alfajores e tinham como destino final o estado de Sergipe
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de uma grande quantidade de medicamentos emagrecedores de comercialização proibida, na noite da última segunda-feira, 5 de janeiro, na BR-277, no município de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A abordagem ocorreu por volta das 19h20, durante procedimento de rotina realizado na rodovia.
Na ocasião, foram apreendidas 715 ampolas de medicamentos à base de Tirzepatida, além de 35 canetas de Retatrutide, que estavam sendo transportadas em um veículo da marca Peugeot, ocupado por dois homens.
Durante a verificação, os servidores identificaram uma mala com poucos pertences pessoais e uma quantidade expressiva de perfumes e alfajores, utilizados para ocultar os produtos irregulares. A ocultação dos medicamentos foi confirmada após inspeção detalhada das embalagens.
Questionados sobre a procedência e o destino da carga, o motorista, residente em Foz do Iguaçu (PR), informou que levaria os produtos até o município de Cascavel (PR). Já o passageiro, natural de Aracaju (SE), relatou que o destino final das mercadorias seria a capital sergipana, embora ainda não tivesse adquirido a passagem para a continuidade da viagem.
Após a apreensão, o veículo foi encaminhado à sede da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, onde foi realizada a conferência e a contabilização das mercadorias. Os responsáveis pela carga serão submetidos a representação fiscal para fins penais junto ao Ministério Público Federal e poderão responder pelo crime de descaminho.
Fonte: Oeste Agora
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
