Analistas-Tributários atuam na apreensão de 2,6 kg de haxixe em São Luís/MA
Haxixe avaliado em mais de R$ 300 mil estava camuflado em pacotes de ração e foi identificado com apoio de cães farejadores
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de 2,6 quilos de haxixe durante a operação “Carnaval Limpo”, realizada no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, em São Luís (MA). A ocorrência foi registrada na segunda-feira (2).
As substâncias ilícitas foram localizadas em encomendas postais enviadas do estado de São Paulo com destino à capital maranhense. Para tentar burlar a fiscalização, a droga foi embalada a vácuo e escondida em meio a pacotes de ração. A identificação do material contou com o trabalho dos cães farejadores Bachar e Ithor.
Segundo informações da Receita Federal, o volume apreendido está avaliado em mais de R$ 300 mil. A ação integra uma estratégia de intensificação do controle postal voltada ao combate ao envio de ilícitos para o Maranhão, especialmente durante o período carnavalesco.
Os Correios atuaram em cooperação com a operação, fornecendo informações . Em nota, a empresa ressaltou a parceria contínua com órgãos de controle e de segurança pública, destacando o compromisso com a prevenção do uso indevido do serviço postal para o transporte de materiais proibidos.
A operação Carnaval Limpo é coordenada pela Divisão de Repressão da Receita Federal (Direp03) e teve início no domingo (1º), com foco no enfrentamento ao envio de substâncias ilícitas por meio de encomendas.
Fonte: Diário do Estado
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
