O trabalho do Analista-Tributário na Aduana brasileira

O trabalho do Analista-Tributário na Aduana brasileira

Diversos Analistas-Tributários apresentaram, por intermédio da fotografia, o que veem e como compreendem o seu trabalho nas unidades Aduaneiras da Receita Federal do Brasil (RFB). A importância de seu papel e a grandiosidade de sua rotina de trabalho na construção e no desenvolvimento da sociedade brasileira foram eternizadas no olhar de cada ATRFB e irá compor a galeria abaixo, que faz parte das comemorações ao Dia Internacional das Aduanas.


As impressões, os pontos negativos e positivos, as transformações, as críticas e as percepções da rotina diária no serviço interno ou nas ações de fiscalização foram percebidas nos registros fotográficos. Esse trabalho fez parte da Campanha intitulada ‘A Receita Federal no olhar do Analista-Tributário’, divulgada em maio de 2013 e teve como objetivo ser um exercício de valorização da importância da atividade profissional do ATRFB, fazendo com que cada filiado olhasse e compreendesse a rotina, as atividades e as condições de trabalho dos colegas.


Nesta, e em outras galerias comemorativas do Dia Internacional das Aduanas, algumas das fotos, que representam o trabalho dos Analistas-Tributários, são registros dos colegas João Batista Marin, Timóteo José Adilson Krauss, Luiz Henrique Alves do Pateo, João Lopes de Araújo Júnior, Timóteo Chueiri Ramos, Marco Antônio de Oliveira Baranov e Reginaldo Araújo.


O Analista-Tributário Timóteo José Adilson Kraus enviou o registro fotográfico da atuação da Comissão de Destruição de Mercadorias Apreendidas e consideradas imprestáveis para qualquer destinação. O trabalho é realizado pela Alfândega de Paranaguá integrada por Analistas-Tributários. O objetivo do relato fotográfico foi mostrar a realidade de uma comissão de destruição de mercadorias, do ambiente que ela enfrenta, com coragem e determinação.


No registro do Analista-Tributário Luiz Henrique Alves do Pateo, é destacada a atuação dos ATRFBs que compõem a tripulação da lancha “Patrulha Leão Marinho da Receita Federal do Brasil”, de Santos/SP. A lancha é utilizada na fiscalização das embarcações que chegam ao Porto de Santos/SP e no controle de cargas e pessoas.


O ATRFB João Lopes de Araújo Júnior fotografou a pista do Aeroporto dos Guararapes em Recife/PE. Neste trabalho Aduaneiro, o Analista-Tributário acompanha a desova da carga de vôo internacional.


Timóteo Chueiri Ramos realizou uma sequência de fotos da atuação da Comissão de Destruição de Mercadorias Apreendidas. A mercadoria é triturada e seus resíduos são destinados para queima em indústrias cimenteiras. Em uma semana, foram destruídas 90 toneladas de mercadorias. Além disso, o Analista-Tributário registrou o trabalho das equipes de busca na Operação Fronteira Blindada, na região rural de São Miguel do Iguaçu/PR. De acordo com Timóteo, graças ao profundo conhecimento da região pelos servidores da DRF/Foz do Iguaçu/PR, principalmente os Analistas-Tributários, existem muitos pontos de observação de movimentos de veículos suspeitos nas estradas rurais, usadas como desvios para evitar a fiscalização.


O Analista-Tributário Marco Antônio de Oliveira Baranov fotografou o avião russo Antonov na chegada dos conteiners com cargas para Embraer admitidas temporariamente. Na ocasião, os Analistas-Tributários estavam em serviço no aeroporto alfandegado de São José dos Campos SJK.


No registro fotográfico do Analista-Tributário Reginaldo Araújo, assistente do Gabinete da Alfândega de Brasília/DF, observa-se a destruição da montanha de cigarros contrabandeados, apreendidos pela Receita Federal do Brasil (RFB), com a participação de ATRFBs.


Já o Analista-Tributário João Batista Marin, da Equipe de Repressão Aduaneira da DRF Londrina/PR, registrou, entre outras coisas, seus colegas, portadores de armamento institucional e atuantes na área de repressão e vigilância aduaneira, no Curso de Tiro e Táticas Defensivas (CTTD). Marin apresentou ainda fotos históricas de 1994, 1995 e 1996 dos antigos TTN’s, hoje ATRFB’s, em fiscalização de bagagens, de cargas, de caminhões, de carros, e em apreensão de cocaína no Posto Fiscal Bom Jesus em Medianeira/PR; em fiscalização de encomendas transportadas e de guarda volumes em Foz do Iguaçu/PR; em atividade na Ponte Internacional da Amizade, também em Foz do Iguaçu/PR; e em destruição de cigarros contrabandeados.


Imagem 23dia internacional das Aduanas site 449689 240x180imagem 10imagem 102imagem 11imagem 112imagem 113imagem 12imagem 121imagem 13imagem 131imagem 132imagem 14imagem 142imagem 15 385x1024imagem 152imagem 16imagem 161imagem 162imagem 17imagem 181imagem 19imagem 191imagem 192imagem 2imagem 20imagem 201imagem 202imagem 210imagem 212imagem 22imagem 222imagem 232imagem 242 279x300imagem 25imagem 252imagem 261imagem 27imagem 312imagem 321imagem 331imagem 341imagem 351