Release Semanal: Analistas-Tributários intensificam vigilância nos portos, aeroportos e fronteiras do país durante pandemia da Covid-19

Release Semanal: Analistas-Tributários intensificam vigilância nos portos, aeroportos e fronteiras do país durante pandemia da Covid-19

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana vêm mantendo a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país, mesmo durante a pandemia de coronavírus.


 


Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na retenção de aparelhos eletrônicos e garrafas de vinho argentino nesta terça-feira, dia 14, durante ação de fiscalização ocorrida nos Correios, em Porto Alegre/RS. Os produtos foram avaliados em R$ 70 mil. A equipe de repressão ao contrabando e descaminho reteve o total de 52 mercadorias, por suspeita de que os produtos tenham sido introduzidos irregularmente no território nacional por via postal.


 


Na quinta-feira, dia 9, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de cerca de 630 quilos de entorpecentes no município de Manacapuru, no Amazonas. Os entorpecentes estavam escondidos nos cascos de uma embarcação com carregamento de peixe. Cinco homens foram presos em flagrante, e os servidores contaram com apoio do cão de faro Odin, da Equipe K9 da RF. As drogas têm origem colombiana e peruana e seriam enviadas para Manaus/AM e para a Europa. Os entorpecentes apreendidos equivalem a R$ 13 milhões.


 


Em uma operação conjunta com o Exército Brasileiro, Analistas-Tributários da Equipe de Vigilância e Repressão da Alfândega de Mundo Novo/MS atuaram na apreensão de caminhão carregado com 100 mil maços de cigarros na terça-feira (07). As 200 caixas de cigarro paraguaio seriam transportadas pelo rio até os estados de São Paulo e Paraná. Os contrabandistas faziam o transbordo da carga para lanchas no rio Paraná quando foram surpreendidos pelas equipes.


 


Durante a pandemia da Covid-19, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão.


 


Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.