Analista-Tributário é homenageado pela Organização Mundial das Aduanas (OMA)

O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB) Timóteo Chueiri Ramos recebeu na manhã desta terça-feira, dia 26, Certificado de Mérito concedido pela Organização Mundial das Aduanas (OMA). No Brasil, três servidores do Fisco foram agraciados com a honraria, em razão do Dia Internacional das Aduanas, celebrado na data de hoje. A homenagem da OMA ao ATRFB destaca seus excepcionais serviços prestados à comunidade aduaneira internacional.

Neste ano, o Dia Internacional das Aduanas em como slogan “Aduanas reforçando a recuperação, renovação e resiliência para uma cadeia de abastecimento sustentável”, ressaltando os esforços das Aduanas em todo o mundo no enfrentamento à pandemia da Covid-19; no apoio aos cidadãos e empresas; na cooperação; e no fortalecimento da cadeia de abastecimento global. Leia aqui  o editorial do Sindireceita sobre o tema.

A entrega dos Certificados de Mérito da OMA ocorreu às 9h, durante evento virtual que contou com a participação do secretário especial da RFB, José Barroso Tostes Neto. O Analista-Tributário Timóteo Chueiri Ramos recebeu a honraria na sede da Superintendência Regional da RFB na 9ª Região Fiscal (SRRF09), localizada na cidade de Curitiba/PR. Participaram da entrega do certificado ao ATRFB a superintendente da 9ª RF, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz; o superintendente-adjunto da Secretaria Especial do Fisco na 9ª RF, Eriton Lima de Oliveira; o chefe substituto da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho na 9ª RF (Direp09), Paulo Roberto Ubialli Bezerra e o chefe-substituto SAOPE/DIREP09, Moisés Hoyos.

Sobre o ATRFB

O ATRFB Timóteo Chueiri Ramos sempre atou ao lado do Sindireceita em defesa da categoria, sobretudo em ações do Sindicato no Congresso Nacional. Em 2019, Ramos ministrou palestra durante a audiência pública “A importância da Receita Federal do Brasil na Segurança Pública”, promovida pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados. O evento debateu os desafios para o fortalecimento da Aduana brasileira, propostas do Sindireceita visando melhorias ao setor e o trabalho desenvolvido pelo Fisco e pelos Analistas-Tributários nas ações de controle aduaneiro (relembre aqui).

Analista-Tributário Timóteo Chueiri Ramos destaca atuação da RFB nos portos em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Timóteo Chueiri Ramos tomou posse como Analista-Tributário da Receita Federal em 2006 tendo como sua primeira lotação a então Delegacia da Receita Federal em Paranaguá/PR, onde trabalhou no Controle Aduaneiro e na Vigilância e Repressão. Em 2013 foi removido para a Agência da Receita Federal em Araucária/PR, região metropolitana de Curitiba, e pouco mais de um ano depois, em 2014 chegou na DIREP da 9ª RF onde permanece até hoje.

Na DIREP09 realiza as seguintes ações:

– Instrutor de Armamento e Tiro da RFB – Portaria RFB nº 3287/2017;
– Membro da Comissão Técnica – Portaria COREP nº 021/2020 – de especificação de armamento e equipamentos especiais para a repressão aduaneira;
– Coordenador do Curso de Capacitação para Acautelamento e Porte de Armamento Institucional, Pistola Calibre .40.
– Coordenador do Curso de Habilitação de Servidores da RFB para o uso de Carabina no calibre 5.56x45mm;
– Instrutor do Treinamento Básico para Seleção de Alvos para a Repressão Aduaneira, plataforma MS TEAMS, disponibilizado no ambiente Trilhas de Aprendizagem – COGEP.
– Membro da Equipe de Regional de Pesquisa e Seleção de Alvos – EQSEL CTe – Portaria SRRF09 nº 5/2021;
– Instrutor e Operador Aerotático do Centro de Operações Aéreas da RFB – CEOAR.
– Membro da Equipe de Pronta Resposta da RFB – EPR.

Em época de pandemia, ministrou cursos online de treinamento envolvendo ferramentas úteis na análise de riscos das atividades de vigilância e repressão (e-NF, ReceitanetBX, Contágil), com grande repercussão positiva, atingindo inclusive servidores de outras RF e dirigentes da COREP/RFB.

O Sindireceita parabeniza o colega Analista-Tributário Timóteo Chueiri Ramos pelo recebimento do Certificado de Mérito da Organização Mundial das Aduanas. Seu engajamento e dedicação ao trabalho são motivos de orgulho para toda a categoria e colaboram para o fortalecimento da RFB, da Carreira Tributária e Aduaneira e da Aduana brasileira.