Sindireceita acompanha treinamento de Analistas-Tributários que vão reforçar as equipes de condutores de cães de faro da RFB

Nas próximas semanas, um grupo de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil vai reforçar as ações de vigilância e repressão no país com o apoio de cães de faro. Os Analistas-Tributários integram mais uma turma de servidores da Receita Federal que está concluindo o treinamento de condução de cães ministrado pelo Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF K9 RFB), que fica em Vitória/ES.

Nos últimos anos, a administração da RFB ampliou os investimentos na utilização de cães de faro com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, repressão e de combate ao tráfico internacional de drogas. A formação dos novos condutores integra o projeto de expansão do Centro Nacional de Cães de Faro que tem por objetivo ser referência na América Latina da Organização Mundial das Aduanas (OMA) no combate às drogas e na criação de centros regionais de conduções de cães de faro.

k1

Os Analistas-Tributários que estão concluindo o curso de formação de condutores de cães de faro passam a reforçar a atuação das equipes de vigilância e repressão da Receita Federal, uma ação que faz parte também da programação de investimentos da Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho (COREP), que este ano tem o objetivo de formar mais de 20 condutores de cães de faro.

O projeto de expansão de condutores de cães de faro da RFB contou com o apoio da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, por meio da Diretoria de Assuntos Aduaneiros, que contribuiu para formação de uma lista de interessados que foi encaminhada a COREP.

kbanner
Na última quarta-feira, dia 15, o diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos e o delegado sindical do Sindireceita em Vitória/ES, Evaldo Rui Pereira Costa acompanharam o treinamento dos futuros condutores. No encontro com os servidores, o diretor do Sindireceita, Moisés Hoyos parabenizou os Analistas-Tributários por seu empenho e dedicação e destacou a importância do fortalecimento das ações de vigilância e repressão e o uso de cães de faro nas Aduanas.

k4

Moisés Hoyos ressaltou a importância da participação dos Analistas-Tributários nesta atividade que é fundamental para o controle aduaneiro, em função de sua efetividade no combate ao tráfico internacional de drogas e a outros crimes transnacionais. Ele reforçou que a utilização de cães de faro integra as boas práticas nas principais aduanas do mundo e é estimulada pela própria Organização Mundial das Aduanas. “Acreditamos que este é um projeto muito importante para RFB e para a Aduana brasileira. Nesse sentido, consideramos fundamental a participação do Analista-Tributário nessa atividade que integra as ações de controle aduaneiro, que são essenciais ao país”, finalizou.

k2