Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuam na apreensão de mais de 547 kg de drogas e retenção de toneladas de produtos falsificados nas últimas semanas de junho

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuam na apreensão de mais de 547 kg de drogas e retenção de toneladas de produtos falsificados nas últimas semanas de junho

Entre 15 e 29 de junho, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de mais de 547 kg de drogas e na retenção de toneladas de produtos falsificados em todo o País. Confira os destaques:

  

15/06
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de 497 kg de cocaina no Porto de Santos. Foram duas cargas selecionadas e bloqueadas pela Alfândega: uma de farinha de osso e a outra de biscoito de polvilho. A apreensão contou com a ajuda da equipe k9 de cães da faro da Receita Federal. A droga tinha como destino o Porto de Roterdã, na Holanda.

Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 8

 

18 e 19/06
Analistas-Tributários também atuaram na retenção de 71 itens irregulares, como drones e cigarros eletrônicos em Roraima, na fronteira do Brasil com a Guiana. Foram vistoriados ônibus de turismo e aproximadamente 300 carros de passeios. Essas ações são fundamentais no combate a crimes fronteiriços que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente estabelecido.

 Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 9

19 e 20/06
Entre 19 e 20 de junho, em Mundo Novo/MS, Analistas-Tributários atuaram na apreensão de cocaína e mais de 400 mil em mercadorias e veículos. Foram 109 smartphones retidos e três pessoas presas.

 Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 7

22/06
No dia 22 de junho, Analistas-Tributários da RFB atuaram na retenção de 57 volumes contendo produtos falsos de grifes famosas e acessórios para celulares nos correios e transportadoras de Boa Vista/RR. O trabalho realizado visa combater o comércio ilegal de mercadorias introduzidas no País sem a comprovação da importação regular, o que fomenta o desemprego, gera a concorrência desleal e expõe os consumidores a riscos na utilização de produtos sem avaliação e liberação dos órgãos responsáveis.

Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 1

Além disso, 587,7kg de cocaína foram apreendidos em um veículo suspeito de tráfico de drogas na Rodovia Washington Luís, que cruza o interior do estado de São Paulo. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária e contou com o auxílio dos cães de faro da ALF/Viracopos, que confirmaram a suspeita da droga.

 Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 6

23/06
No dia 23, houve a retenção de 102 aparelhos telefônicos, no valor de 200 mil, em operação de repressão ao comércio irregular de celulares no Rio de Janeiro. A ação foi realizada pela Direp07 e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 10

25/06
Analistas-Tributários da Alfândega de Guarulhos atuaram na retenção 191 celulares que estavam em posse de dois passageiros com destino à África no último sábado, dia 25. A suspeita é que os aparelhos sejam oriundos de roubo ou furto. Os dois passageiros foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil do Aeroporto.

 Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 5

28/06
Na terça (28), Analistas-Tributários da Equipe de Operações de Vigilância e Repressão na Importação (Eqrimp) da Alfândega de Santos atuaram na retenção de cinco contêineres, com cerca de 85 toneladas de brinquedos contrafeitos no Porto de Santos/SP . A carga estava acondicionada em caixas de papelão e ficará sob a guarda da Receita Federal até a sua destinação. Produtos contrafeitos estão sujeitos à pena de perdimento e tem como destinação a destruição por colocarem em risco a saúde da população.

Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 4

Ainda na terça, ATRFBs da Alfândega de Guarulhos interceptaram uma carga que seria exportada para Europa, contendo cerca de 50kg de cocaína, oculta no interior de um lavatório esculpido em mármore. A droga foi identificada com a colaboração da equipe k9 de cães de faro da RFB. Após a identificação de presença de entorpecentes, a carga e a droga foram entregues à Polícia Federal do aeroporto.

 Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 3

29/06
No dia 29, Analistas-Tributários da Alfândega de Santos retiveram um carregamento de 12 estrados de rolamento falsificados. Após a verificação física e a confirmação da falsificação da mercadoria, a carga foi retida para a formalização da apreensão de ofício das mais de 12 toneladas de diversos tipos de rolamentos e marcas.

 Drogas e mercadorias irregulares apreendidas no final de junho de 22 2

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade diante do cenário da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir o controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia do coronavírus.