Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão 120 kg de cocaína no Porto de Santos

Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão 120 kg de cocaína no Porto de Santos

Na madrugada desta sexta-feira, 14 de julho, equipes da Receita Federal, da Polícia Federal e da Guarda Portuária de Santos realizaram operação conjunta no complexo portuário santista que resultou na apreensão de aproximadamente 120 kg de cocaína e na prisão de quatro traficantes.

Um contêiner contendo cerca de duas toneladas de bagagem desacompanhada com destino ao porto de Gênova, na Itália, foi o escolhido pelos traficantes para tentar enviar a droga para o continente europeu.

Receita-Federal-14-jul-caminhao-e-vtr.webp

As equipes governamentais frustraram a tentativa de contaminação da carga e, durante a ação, quatro traficantes foram presos, bem como quatro bolsas contendo tabletes de cocaína foram apreendidas.

A técnica criminosa empregada é denominada "Rip-Off modality", na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento dos exportadores e dos importadores. O uso dessa técnica dificulta a gestão de risco aduaneiro, requerendo servidores especializados na análise de imagens e conhecimento no controle da movimentação de contêineres de exportação.

Fonte: gov.br

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.