Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam em apreensões no RJ, SP, MS e PR

Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam em apreensões no RJ, SP, MS e PR

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram nas apreensões de maconha, cocaína, haxixe, vinhos e outros produtos contrabandeados, em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul.


Aeroporto de Guarulhos/SP

No período de 20 a 22 de outubro a Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, fiscalizou bagagens despachadas para voo com destino à Espanha, na sexta-feira, 20, com o auxílio de cães farejadores, perceberam a sinalização dos animais, selecionaram uma mala e a submeteram à fiscalização indireta por meio do raio-x. As imagens revelaram substância orgânica em seu interior, compactada na forma de tijolos. O brasileiro proprietário da bagagem foi localizado e conduzido à PF, onde foi preso após os peritos federais identificarem a substância encontrada como sendo cocaína, cujo peso somou 3 kg.

Fonte: AEROIN


Aeroporto de Guarulhos/SP

No dia 27/10, após abordagem de um passageiro a Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, realizou vistoria de bagagem. Durante o procedimento de fiscalização foi encontrado livro com peso incompatível. Os servidores, ao verificarem o objeto, perceberam que continha um volume oculto, contendo um pó semelhante a cocaína. O passageiro era nacional de Honduras, que embarcaria com destino final a Hong Kong, na China, em voo com escala no Catar, para revistarem sua bagagem. Em razão das suspeitas, o passageiro foi conduzido à delegacia da PF, onde recebeu voz de prisão, após os exames periciais confirmarem que a substância era cocaína. O volume da droga somou mais de 1 quilo.

Fonte: AEROIN


Aeroporto do Galeão/RJ

A Receita Federal apreendeu no dia 23.10 haxixe em duas encomendas postais no Aeroporto do Galeão/RJ. O trabalho é resultado da fiscalização e da inspeção por meio de equipamentos de raios-x.  A primeira remessa continha 445 g da droga dentro de envelope plástico e vinha dos Estados Unidos com destino a Salvador/BA. Essa apreensão soma R$ 53.400,00. Já a segunda remessa tinha 1,014 kg do entorpecente dentro de caixa de papelão e vinha dos Estados Unidos com destino a Imbassaí/BA. Essa apreensão soma R$ 121.680,00.

O trabalho foi realizado pela Seção de Remessas Postais e Expressas da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto do Galeão.

Fonte: Diário de Petropólis


Ponte da Amizade/PR

Na madrugada desta terça-feira (24) Analistas-Tributário da Receita Federal abordaram um veículo que tentava atravessar a Ponte Internacional da Amizade em direção ao lado brasileiro. A abordagem fazia parte de uma fiscalização de rotina e aconteceu por volta da 1h30. O condutor do veículo não acatou a ordem de parada, e uma van que estava a frente do carro deu o espaço necessário para que este tentasse escapar. 

Apesar da tentativa de fuga, os servidores conseguiram intercepta-lo por meio de um mecanismo instalado na pista que permite a perfuração dos pneus do veículo. Enquanto a abordagem ocorria, atrás destes dois veículos, um outro carro acelerou em fuga para Foz do Iguaçu.

A Força Nacional foi acionada e seguiu atrás do veículo, que foi encontrado abandonado na região da Vila Portes. O condutor responsável pelo segundo carro mais tarde apareceu e quando questionado, alegou não ter envolvimento com a situação. Entretanto, os servidores identificaram registros de ligações entre o indivíduo e o condutor do carro com as drogas.

Após a análise e fiscalização do primeiro carro, aquele com os pneus furados, os servidores encontraram 136 tabletes de substâncias análogas à maconha. A carga de drogas estava escondida em fundos falsos. Os 136 tabletes somaram 90,7 quilogramas.

O motorista foi encaminhado à Polícia Federal e preso em flagrante por tráfico internacional. O segundo condutor, que tentou escapar quando notou a abordagem, também foi detido e encaminhado para à Polícia Federal. O casal que estava na van que permitiu a fuga do veículo que transportava as drogas foi liberado até a conclusão da investigação das imagens. Todos os envolvidos são de nacionalidade paraguaia.

Fonte: catve


 Toledo/PR

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram em operação que resultou na apreensão de quase 2 toneladas de maconha em fundo falso de carreta, na tarde do dia 26.10. A droga estava em um compartimento oculto, no baú de uma carreta que transportava proteína de soja, sendo necessária a abertura forçada, com ferramentas. Além da RFB, agentes da Polícia Federal, da PRF e da Polícia Militar do Paraná também participaram da ocorrência.

Preso em flagrante, o motorista de 53 anos disse que havia carregado em Toledo e iria para Uberlândia (MG). A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Cascavel (PR).

Fonte: Jornal do Oeste 


Céu Azul/PR

Em ação conjunta com a PF a Receita Federal apreendeu um ônibus de turismo com mercadorias contrabandeadas, na noite da última sexta-feira (27/10), em Céu Azul/PR. A ação se deu após informação de que o ônibus transportava grande quantidade de mercadorias estrangeiras sem documentação fiscal. Na ocasião, os policiais federais em conjunto com servidores da Receita vistoriaram o veículo.

Durante a revista no veículo, foram encontradas mais de 1.600 garrafas de vinhos de diferentes rótulos, dezenas de volumes de brinquedos, milhares de isqueiros, e outros produtos.

Após a identificação dos volumes e a oitiva dos envolvidos, foi data voz de prisão em flagrante a uma pessoa e o ônibus e as mercadorias estrangeiras foram apreendidos.

Fonte: GOV.BR


MS-164

Analistas-Tributários da Receita Federal deram ordem de parada a um veículo tipo Van durante operação “Rescaldo Fronteira Legal”. Uma mulher acabou flagrada com mochilas contendo 21 tabletes de maconha. A droga e a mulher foram encaminhadas para a delegacia civil de Polícia Civil de Ponta Porã/MS.

Fonte: ConesulNews


 Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.