Alfândega de Brasília promove Oficina de Educação para a Cidadania

Analista-Tributário coordena Projeto Cidadania Participativa na 1ª RF

Como parte do projeto Cidadania Participativa nas Escolas do DF, foram realizadas, em 2 e 4 de maio, duas Oficinas na Superintendência da 1ª RF, tendo como público alvo professores da rede pública de ensino. O Analista-Tributário Reginaldo Pereira participou da coordenação do evento.

Esse projeto, promovido pela Alfândega, com o suporte da SRRF 1ª RF, e o apoio de outros parceiros, como o MEB (Movimento da Educação de Base), a ANFIP, a ESAF e a INFRAERO, tem como objetivo estimular a conscientização da sociedade sobre a atuação do estado na fiscalização, arrecadação e utilização dos recursos públicos.

Os temas abordados pela Oficina foram Educação Fiscal: Uma Visão Geral; Educação Fiscal e Cidadã nas Escolas e Metodologia dos Projetos Sociais.

Essas oficinas constituíram o terceiro estágio do projeto. O primeiro estágio foi a realização de visitas à Alfândega por parte de alunos de 53 escolas da rede pública, em simulações de chegadas de voos internacionais. O segundo foi o curso a distância para Disseminadores de Educação Fiscal, oferecido pela Esaf e ministrado para professores e o público em geral, com apoio da Alfândega. O quarto estágio será a realização do Fórum de Educação Para a Cidadania, na Esaf, previsto para o mês de junho.

Após as palestras e debates os professores expuseram os projetos realizados em suas escolas, voltados para a Educação Fiscal e Cidadã. O envolvimento do público mostrou que o interesse na prática da Educação Fiscal está aumentando gradativamente nas comunidades escolares. O empenho das mais variadas instituições e pessoas nesse projeto representa uma significativa contribuição para a construção e fortalecimento de uma sociedade democrática e participativa. (Com informações do Informe-se)