Portal do Amazonas destaca orientações do Sindireceita para o contribuinte que for preencher a IR 2012

Portal do Amazonas destaca orientações do Sindireceita para o contribuinte que for preencher a IR 2012

O Portal D24am.com publicou no último sábado, dia 14 de janeiro, um reportagem orientando os contribuintes do Amazonas sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2012. Na matéria, o Portal destaca as orientações repassadas pelo Sindireceita.


“Na hora de fazer a declaração, o contribuinte precisa ter cautela, pois pequenos erros, até mesmo de preenchimento, podem fazer a pessoa cair na malha fina. Segundo o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita) informar dados errados pode parecer um gesto simples de se resolver, mas como a declaração é retida, a dor de cabeça pode ser maior. 


Outro ponto comum alvo de erros é informar os rendimentos do cônjuge no lugar errado. Os rendimentos do cônjuge devem ficar no quadro de rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas pelos dependentes, mas é constantemente confundido. Deduzir o que não está na lista legal de itens dedutíveis é outro equívoco. O Sindireceita explica que nem toda doação feita para organizações pode ser deduzida do Imposto de Renda, por exemplo. 


Inserir o desconto de plano de saúde no desconto autorizado para o titular também é um dos erros mais comuns praticados pelos contribuintes. Conforme a entidade, planos de saúde são dedutíveis, mas é preciso cadastrar corretamente. Despesas com material escolar e com medicamentos também não são dedutíveis. Por fim, informar incorretamente os rendimentos de previdência privada, declarar apenas uma fonte de renda quando se tem mais de uma e declarar dependentes sem o devido perfil exigido pela RF são outras falhas citadas. Neste último, excluem-se sobrinhos, por exemplo, exceto quando o declarante possui sua guarda na Justiça. 


Caso o contribuinte encontre dificuldades para fazer a declaração sozinho, o melhor a fazer é pedir ajuda profissional. Um contador pode ajudar e muito. No entanto, nesta hora, também é necessário cuidado. Não arrisque em contratar um profissional que ‘acha que sabe’ ou que ‘acha que é fácil fazer’. Os prejuízos poderão ser incalculáveis. 


Veja a reportagem completa.


[gallery link="file" orderby="title"]