Sindireceita participa da Caravana da Cidadania em Marília/SP

A delegada sindical do Sindireceita em Marília/SP Marilene Barone Navarro, a diretora de Comunicação do Sindireceita Kátia Nobre, o procurador da República de Marília/SP e procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Estado de São Paulo, Jefferson Aparecido Dias e o presidente do IFC Henrique Moraes Ziller
Com o apoio do Sindireceita o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) realizou, nos dias 26 e 27 de abril, na cidade de Marília/SP, mais uma Caravana da Cidadania. O evento que contou com a participação da diretora de Comunicação do Sindireceita, Kátia Nobre, e da delegada sindical do Sindireceita em Marília/SP, Marilene Barone Navarro, buscou conscientizar e capacitar a população para que ela fiscalize, de forma efetiva, a aplicação dos recursos públicos em seu município.

Durante os dois dias, profissionais da área de controle e planejamento ensinaram cidadãos da cidade a fazer uma auditoria cívica nos programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde do município.

No primeiro dia do evento, foram ministradas palestras e treinamento para dezenas de voluntários no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Na ocasião, a mesa de abertura contou com a participação do procurador da República de Marília/SP e procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Estado de São Paulo, Jefferson Aparecido Dias;  do presidente do  Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Henrique Moraes Ziller; e do presidente da Matra (Marilia Transparente), Osvaldo Martins de Oliveira.

Na oportunidade, a diretora do Sindireceita destacou a possibilidade de contribuir com os conhecimentos, apresentou o trabalho cidadão e social da entidade no combate à pirataria, no controle social da gestão tributária brasileira e no retrato das fronteiras brasileiras; e relatou a importância do evento em orientar a população para os procedimentos de acompanhamento da aplicação dos recursos. “O evento buscou focar na criação de uma rede entre a sociedade e as entidades para a contribuição efetiva de conhecimentos técnicos de combate à corrupção”, afirmou Kátia Nobre.

O procurador da República de Marília/SP e Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Estado de São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, afirmou que é preciso capacitar a população para que ela possa fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e tornar mais eficiente a atuação dos órgãos de controle. “O cidadão é quem faz a diferença entre o papel que o Brasil exerce hoje e o papel que ele quer exercer no cenário mundial”, disse.

No segundo dia, os participantes se dividiram em dois grupos para visitar os postos de saúde da cidade e colocaram em prática o que aprenderam.

A iniciativa também contou com o apoio do Ministério Público Federal, da ONG Marília Transparente (Matra), do Projeto Adote um Distrital, da Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito), da Amarribo Júnior, da Anauni (Associação Nacional dos Advogados da União), da Assecor (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento), da Unacon Sindical (Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle), da Auditar (União dos Auditores Federais de Controle Externo), e da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais).

Agradecimento

Em ofício encaminhado à presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, nesta quinta-feira (3), o presidente do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Henrique Moraes Ziller, agradeceu o apoio da entidade à Caravana da Cidadania. "A participação dessa conceituada associação possibilitou o total êxito das atividades realizadas durante os dois dias, o que representou um grande incentivo para continuarmos com nosso projeto das caravanas da cidadania", destacou.