Unidade-piloto integra atendimento

Novo modelo irá unir o atendimento aduaneiro e de tributos internos no mesmo local. A ALF/Paranaguá/PR aceitou o desafio de ser a primeira unidade-piloto do projeto por já possuir um modelo de atendimento propício e por contar com estrutura e pessoal adequados.

A história do atendimento ao cidadão pela Receita Federal ganhou um importante capítulo. Com a publicação da portaria RFB 359/2013, os contribuintes dos municípios paranaenses de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná já podem demandar, desde 1º de abril, na Alfândega do Porto de Paranaguá, além dos tradicionais serviços aduaneiros, também os demais serviços executados nas Agências da Receita Federal do Brasil e Centros de Atendimento ao Contribuinte – CAC.

Para a tarefa, a Alfândega conta com comprometimento de toda sua equipe com o projeto que irá melhorar o atendimento ao cidadão.

O projeto Atendimento Integral, da Coordenação-Geral de Atendimento e Educação Fiscal - Coaef tem por premissa que qualquer ponto de atendimento ao contribuinte esteja apto a fornecer todos os serviços prestados pela Instituição, sem distinção.

Projeta-se um atendimento prestado sem adjetivos como "CAC Aduaneiro", "CAC Previdenciário" ou “CAC Pessoa Jurídica”, será apenas CAC. “As pessoas têm visão fragmentada da Receita Federal porque, muitas vezes, agimos de forma fragmentada. Esse projeto dará à sociedade uma visão integral da instituição” afirmou João Maurício Vital, coordenador-geral da Coaef.

Com essa iniciativa, a Receita Federal completa o modelo de atendimento concebido pelo Programa de Melhoria do Atendimento ao Contribuinte, instituído pela Portaria SRF 1.917/93, que também criou as Centrais de Atendimento ao Contribuinte (atualmente, Centros de Atendimento ao Contribuinte).

O envolvimento de todos é fator crucial para o sucesso da iniciativa. Serão necessárias medidas que envolvem revisão regimental, modificação de sistemas, adaptação física de unidades, alteração de normas, modificação da estrutura administrativa e, sobretudo, o engajamento de todas as áreas para a construção de uma cultura favorável às mudanças propostas.

Em breve, outras unidades da Receita Federal no país vão implantar o atendimento integral, aprimorando a prestação de serviços à sociedade. (Com informação do Informe-se)