Analista-Tributário ministra palestra sobre o e-CAC

Os profissionais de contabilidade de Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde, Alcinópolis e Sonora acompanharam ontem, dia 14 de maio, no Auditório da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Coxim, a palestra "e-CAC: Serviços Disponibilizados pela Receita Federal na Internet" ministrada pelo Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, Rodney Miranda Magalhães.

Direcionada exclusivamente para profissionais da contabilidade, a palestra visou orientar quanto aos serviços disponíveis na RFB, como o acesso ao Portal e-CAC, os certificados digitais e-CPF, e-CNPJ, o código de acesso entre outros temas que acarretam dúvidas frequentes.

O Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) é um portal eletrônico onde diversos serviços protegidos por sigilo fiscal podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte, tais como: verificar eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, obter cópia de declarações, retificar pagamentos, parcelar débitos, pesquisar a situação fiscal e imprimir o comprovante de inscrição no CPF.

A palestra integrou a programação do Projeto: “Receita Federal na Sua Cidade”, que acontece desde o dia 13 de maio e se estende até o dia 17 de maio, no município de Coxim. Durante este dias, atendentes do Centro de Atendimento ao Cidadão permanecem no “Motor Home” da Receita Federal, estacionado na Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Coxim, oferecendo, gratuitamente, os seguintes serviços:

* CPF: regularização, alteração e emissão de comprovante 2ª Via;
* Pesquisa de Situação Fiscal e Cadastral: PF/PJ/ITR;
* Recepção de Requerimentos: Malha PF (impugnação, Termo de Intimação, SRL);
* Orientações sobre: regularização de obra PF e PJ; parcelamento e reparcelamento previdenciário, não previdenciário e dívida ativa; inscrição, alteração e baixa de CNPJ.

O Projeto “Receita Federal na Sua Cidade” é uma parceria: DRF/CRCMS/Delegacias do CRC/MS e SESCONMS e visa aproximar a Receita Federal do Brasil do cidadão e atenderá a municípios onde não existem unidades de atendimento local. (Com informações da Imprensa – CRC/MS).