Receita Federal apreende três automóveis e três ônibus carregados com mercadorias estrangeiras

Nesta quarta-feira (4), foi realizada a apreensão de três automóveis e três ônibus carregados com mercadorias contrabandeadas do Paraguai, estimadas em R$ 310 mil. Os trabalhos integram a operação Fronteira Blindada.

Por volta das 14h, em fiscalização de rotina pela região conhecida como ‘Porto Eva’ um porto clandestino situado nas margens do Rio Paraná, em Foz do Iguaçu/PR, servidores da Receita Federal, entre eles Analistas-Tributários, abordaram duas vans com placas paraguaias. No momento da abordagem foi encontrada uma grande quantidade de mercadorias oriundas do Paraguai, sem prova da regular importação. Os condutores foram identificados e liberados na sequência. Os veículos foram interceptados e apreendidos.

Em seguida, por volta das 15h, no mesmo local, servidores avistaram um veículo VW/Saveiro com placas de Cascavel/PR, trafegando em atitude suspeita. Na tentativa de abordagem, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade. As equipes iniciaram o acompanhamento tático e, no momento da abordagem, ao verificar o veículo, os servidores constataram que havia em seu interior uma grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira. O condutor do veículo (um homem de 28 anos, natural de Foz do Iguaçu/PR), foi preso e encaminhado para autuação na Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

O valor estimado das mercadorias encontradas nos três automóveis acima é de aproximadamente R$ 80 mil.

Dando sequência aos trabalhos, por volta das 16h, em fiscalização de rotina na região da Vila Portes, servidores da Receita Federal, com o apoio da Polícia Militar, abordaram três ônibus de turismo com placas de Cachoeira do Sul/RS, Vera Cruz/RS e Cachoeirinha/PR. Os veículos haviam sido avistados recebendo mercadorias provenientes da barranca do Rio Paraná. As mercadorias contidas nos três coletivos são variadas, tendo sido estimadas em R$ 230 mil. (Informações da DRF Foz/PR).