Analista-Tributário estimula doação do Imposto de Renda para entidades assistenciais

O Analista-Tributário Agnaldo Sartorelle foi entrevistado pelo Diário do Noroeste e faz campanha para que se doe o Imposto de Renda para entidades assistenciais. Leia abaixo.

Diário do Noroeste - 18/12/2013

Campanha estimula doação do Imposto de Renda para entidades assistenciais

Os contribuintes que ajudarem instituições até o dia 31 de dezembro terão direito a deduzir até 6% do valor devido. Em Paranavaí, 11 entidades participam da iniciativa

Campanha estimula doação do Imposto de Renda para entidades assistenciais
Agnaldo Sartorelli estima que as doações podem chegar a R$ 1 milhão
Foto: Fabiano Fracarolli

Onze entidades de Paranavaí que desenvolvem projetos com crianças e adolescentes estão cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Todas participam da Campanha “Transforme sua contribuição em ação” e estão aptas para receber doações dos contribuintes interessados em deduzir parte do Imposto de Renda.
No caso das pessoas físicas, a dedução pode chegar a 6% do valor devido, caso a doação seja feita até o dia 31 de dezembro. “O contribuinte vai até a entidade que deseja ajudar, preenche o boleto e faz a doação”, ensina o chefe regional da Receita Federal de Paranavaí, Agnaldo Sartorelli. Para pessoas jurídicas, o percentual máximo é de 1%.
Sartorelli dá um exemplo prático de como funciona o processo. Se o valor devido do Imposto de Renda é de R$ 1.000, a dedução máxima será de R$ 60. Não significa, no entanto, que o contribuinte não possa doar um montante superior aos R$ 60. O dinheiro vai direto para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marly Bavia, em 2013 as doações chegaram perto de R$ 130 mil. Mas há potencial para muito mais. O chefe regional da Receita Federal estima que se todos os contribuintes fizessem doações para as entidades que assistem crianças e adolescentes, o valor chegaria a R$ 1 milhão.
VANTAGENS - Sartorelli destaca que a dedução sobre o valor do Imposto de Renda está prevista em lei, por isso, a doação pode ser feita de forma segura. A grande vantagem, diz o chefe da Receita Federal de Paranavaí, é que o dinheiro não vai para os cofres do Governo Federal, mas é aplicado em projetos desenvolvidos na própria cidade. “O contribuinte vê onde os recursos estão sendo investidos”.
ENTIDADES - Estão cadastradas: Associação de Amigos da Pastoral da Criança (AAPAC); Associação Amigos do Handebol de Paranavaí; Associação Agente da Paz (Agepaz); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação de Portadores de Doenças Especiais (APDE); Associação de Moradores de Graciosa/Centro da Juventude Graciosa (AMG); Associação Vigilantes Mirins/Guarda-Mirim; Centro de Atendimento Especial a Criança e Adolescente (Cecap); Comunidade Católica Emanuel; Grêmio Esportivo e Recreativo DER; e Lar Escola das Meninas/Casa da Criança.
SERVIÇO - Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligando para (44) 3902-1132.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação