Sindireceita participa de Workshop sobre o FUNPRESP

A diretora de Assuntos Previdenciários do Sindireceita, Jair Teresinha, participou na quarta-feira, dia 28, do Workshop que discutiu sobre o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – FUNPRESP. O evento foi realizado no Parlamundi da LBV, em Brasília, e contou com diversas palestras para estimular o debate. Entre os temas, foi tratado pelo diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto de Queiroz, “O cenário atual e as perspectivas dos novos e atuais servidores públicos diante do novo modelo de Previdência instituído pelo Governo”.

Workshop (3)

Antônio Augusto de Queiroz destacou que a criação do FUNPRESP foi a mudança mais radical em matéria previdenciária no regime próprio. “Para os servidores que ingressaram no serviço público a partir da criação da FUNPRESP, há a impossibilidade de ter paridade e integralidade”, afirmou. O diretor do DIAP disse que o trabalhador terá de adiar sua aposentadoria para ter uma complementação melhor da renda. “Ou o servidor terá que aumentar sua contribuição para não perder renda na inatividade”, acrescentou Antônio Queiroz.

Na opinião de Antônio Queiroz, os servidores públicos que entraram depois de 3 fevereiro de 2013

deverão aderir ao FUNPRESP para não abrir mão da contrapartida do empregador. “Eu devo dizer que, em relação às entidades, elas devem orientar os novos servidores a ingressarem na Funpresp”, afirmou. Segundo ele as entidades devem ter alguém da diretoria para acompanhar e fiscalizar o fundo.

O Sindiceita acompanha todas as ações de interesse da categoria e vai continuar defendendo as ações de forma a esclarecer as dúvidas dos filiados.