Representantes do Sindireceita reúnem-se com presidente do Funpresp

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, o diretor de Assuntos Jurídicos, Thales Freitas e a advogada da Entidade, Alessandra Damian Cavalcanti, participaram nessa terça-feira, dia 10, de reunião com o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), Ricardo Pena para conhecer e estimular a participação dos Analistas-Tributários no novo processo eleitoral da Fundação, que será realizado em outubro deste ano. A reunião também contou com a presença do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça.

A reunião foi realizada a convite da diretoria do Funpresp, tendo em vista a adesão de 354 Analistas-Tributários ao Fundo que poderão participar ativamente do processo eleitoral e a possibilidade de ampliar o número de novos servidores, que ingressaram no serviço público no novo regime.

"attachment_65101" align="aligncenter" width="570"]reuniao_funpresp (1) A reunião também contou com a presença do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça

Segundo Ricardo Pena, desde que foi aprovado o regulamento eleitoral do Conselho Deliberativo da Casa, a Funpresp promove rodadas de diálogo com os dirigentes dos sindicatos e associações dos servidores públicos para aprofundar o debate sobre o processo eleitoral. “Nós entendemos que a participação dos sindicatos e das associações é importante para legitimar o processo e efetivar a atuação dos servidores no Funpresp. A partir de novembro, nós passaremos a ter uma gestão compartilhada com os representantes dos servidores e dos patrocinadores. Esse novo formato vai trazer, inclusive, melhor governança, maior segurança e credibilidade para o Funpresp”, explica.

É preciso também ampliar o acesso às informações sobre o Funpresp, tanto por parte dos membros das entidades quanto dos novos servidores, pois muitos ainda desconhecem a estrutura e o funcionamento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. “Seria interessante reservar um dia durante o curso de formação do servidor público para ministrar uma palestra de esclarecimento de dúvidas sobre a Funpresp e construir uma consciência sindical sobre a importância do coletivo enquanto representação sindical”, sugere Sílvia de Alencar.

Processo eleitoralA Funpresp realiza seu primeiro processo eleitoral para a escolha de representantes titulares e suplentes, dos participantes e assistidos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação e nos Comitês de Assessoramento Técnico dos Planos ExecPrev e LegisPrev.

As eleições do Funpresp de 2014 atendem ao estatuto da entidade e observa o que determina a Lei Complementar n.º 108, de 29 de maio de 2001. As eleições são diretas e podem participar como eleitores ou candidatos todos os participantes e assistidos da Funpresp-Exe que tenham feito adesão a um dos planos da entidade até o dia 30 de abril de 2014.

A Fundação foi criada pelo Decreto nº 7.808/2012, com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário complementar para os servidores públicos titulares de cargo efetivo da União, suas autarquias e fundações.

Para outras informações clique aqui

Continuidade do trabalho