Esaf oferece curso de grafoscopia e documentoscopia aos Analistas-Tributários

Com o objetivo de oferecer técnicas e informações que permitam minimizar os riscos que incorrem na efetivação de operações fraudulentas, por meio da análise documental e assinaturas, a Escola de Administração Fazendária (ESAF) oferece curso à distância de grafoscopia e documentoscopia.

Com uma carga horária de 10 horas, divido em seis módulos, o conteúdo do curso é comporto por maneirismos gráficos, causas modificadoras da escrita e a fraude documental. Além disso, o curso apresenta os conceitos básicos de grafoscopia e documentoscopia, proporcionando aos Analistas-Tributários o conhecimento necessário para uma operação básica de reconhecimento de assinatura manuscrita e a indicação das normas que possibilitam, com rapidez e segurança, verificar se determinada assinatura confere ou não com os espécimes constantes no documento de identificação apresentado pelos titulares de certificados digitais.

Para a presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, o curso é de extrema importância para a categoria. “Esse curso oferece subsídios para que o servidor trabalhe com segurança na análise da autenticidade dos documentos fornecidos pelos contribuintes. Nesse tipo de verificação, pode-se constatar se um documento foi rasurado, por exemplo, ajudando o trabalho diário do Analista-Tributário”, explicou.

Há previsão de novas turmas para o dia 3 de novembro. Para se inscrever é necessário entrar em contato com a Esaf por meio do telefone (61) 3412-6118 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..