Seminário Nacional dos Servidores Federais encerra com apresentação das propostas para a atuação conjunta em 2015

O último dia do Seminário foi marcado pela consolidação do relatório de sistematização das pautas O último dia do Seminário foi marcado pela consolidação do relatório de sistematização das pautas

Servidores Públicos Federais se reuniram de 14 a 16 de novembro para discutir a atuação das categorias, em conjunto, para a Campanha Salarial 2015 e outras propostas para a categoria. O Seminário Nacional dos Servidores Federais foi encerrado no último domingo, dia 16, com a consolidação do relatório de sistematização das pautas, que traz sete pontos principais da Campanha Salarial 2015 e outras sugestões acerca de salário, condições de trabalho, direitos de aposentadoria, negociações, calendário e outras pautas gerais. Representaram o Sindireceita o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Odair Ambrosio, e mais de vinte representantes das Delegacias Sindicais dos estados.

Sete pontos foram definidos, por consenso do seminário, para nortear a Campanha Salarial 2015: Política Salarial com correção das distorções (reposição das perdas inflacionárias em índice linear); Definição da data-base para 1º de maio; Direito de negociação coletiva; Paridade Salarial entre ativos e aposentados; Mobilização para a retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores e aprovação dos projetos de interesse dos servidores; Garantia da isonomia dos benefícios como auxílio alimentação e plano de saúde.

Entre os demais pontos principais de discussão, estão a recuperação das perdas salariais dos últimos anos, o reajuste salarial compatível com a inflação e revisão dos auxílios e gratificações, a fim de garantir a isonomia entre os três poderes, readmissão dos demitidos entre junho e agosto de 2014 no IBGE e a criação de campanha contra o assédio moral no serviço público. Além disso, os servidores definiram como prioridade a mobilização a favor da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 555, que extingue a contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas, e a regulamentação da aposentadoria especial.

"attachment_69043" align="aligncenter" width="600"]João Celso, Delegado Sindical Adjunto da Delegacia Sindical de Fortaleza, afirma que as categorias devem brigar por concurso João Celso, Delegado Sindical Adjunto da Delegacia Sindical de Fortaleza, afirma que as categorias devem brigar por concurso

Também foi discutida a presença dos trabalhadores temporários em serviços de operação contínua. João Celso, Delegado Sindical Adjunto da Delegacia Sindical de Fortaleza, afirma que as categorias devem brigar por concurso para que os trabalhadores necessários às instituições sejam contratados como permanentes. “Não podemos concordar com esse tipo de ação do governo [de contratar temporários para serviços que exigem longevidade]. Esses trabalhadores temporários devem ser contratados apenas para serviços temporários, não para serviços contínuos”, defende.

"attachment_69019" align="aligncenter" width="600"]Para o próximo ano, os Servidores Públicos Federais defendem uma maior unidade de pautas Para o próximo ano, os Servidores Públicos Federais defendem uma maior unidade de pautas

Todas as propostas apresentadas no seminário serão discutidas pelas entidades participantes para possível inclusão na pauta unificada do Fórum. Para o próximo ano, os Servidores Públicos Federais defendem uma maior unidade de pautas e formas de atuação, com unificação da linguagem e calendário, com a realização de um pacto para que todas as entidades participem e se comprometam a manter as reivindicações definidas no seminário. Na atuação conjunta, ganharão força as mobilizações, em especial as realizadas em Brasília, e a atuação parlamentar das entidades, exercendo pressão sobre os deputados, senadores e presidência para garantir os direitos dos servidores.

Na análise do diretor Odair Ambrosio sobre o Seminário, o saldo foi positivo, em especial por conta da unificação e uniformização de estratégias das diferentes categorias do Estado. “O ataque a direitos dos servidores tem se acentuado nos últimos anos. Precisamos lutar para reverter esta lógica garantindo a reposição das perdas salariais e a reconquista dos direitos perdidos. Os servidores são importantes para a sociedade e não podem ter menos direitos que os demais trabalhadores”, conclui.

[gallery columns="4" ids="69041,69043,69042,69040,69039,69038,69037,69036,69035,69034,69033,69032,69031,69030,69029,69028,69027,69026,69025,69024,69023,69022,69021" orderby="rand"]