Projeto de Modernização do Atendimento Presencial da Receita Federal é apresentado no LXII CNRE

Projeto de Modernização do Atendimento Presencial da Receita Federal é apresentado no LXII CNRE

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O Analista-Tributário, chefe da Divisão de Atendimento Presencial da Receita Federal do Brasil, André Menck, apresentou para os participantes do LXII Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) nessa quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Projeto de Modernização do Atendimento Presencial. A palestra teve como proposta mostrar como funcionará o projeto, que tem como principal objetivo “desenvolver um conjunto de modelos, ferramentas gerenciais e aplicativos para que o atendimento presencial seja mais rápido, simples e transparente para o contribuinte”.

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, deu boas-vindas e agradeceu a presença do palestrante. “É uma honra ter um Analista-Tributário apresentando um projeto aqui no CNRE e estamos gratos pela sua contribuição em ter vindo mostrar essa proposta de melhorias no atendimento da Receita Federal do Brasil, que é uma luta do nosso Sindicato”, disse.

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André Menck iniciou a apresentação destacando importância do Projeto de Modernização do Atendimento Presencial para melhorar os serviços prestados ao contribuinte. “Entendo que esse projeto vai ajudar bastante no atendimento, pois isso facilitará quanto ao tratamento e à dignidade do cidadão que está em nossa frente buscando a eficácia do trabalho”, ressaltou.

O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, que também participou construção do Projeto de Modernização acrescentou que todo projeto de atendimento da RFB é interligado. Por isso, ele disse que não adianta o órgão ser eficaz em uma área só, é necessário realizar serviços de qualidade em tudo. O servidor da Receita Federal, apresentou o diagnóstico da situação atual do atendimento presencial, porque segundo ele não tem como planejar o futuro sem saber o cenário da realidade de hoje.

De acordo com o projeto, atualmente, há indisponibilidade de meios de o contribuinte solicitar o serviço e enviar documentação por meio digital e usando a internet; a ferramenta para avaliação qualitativa do atendimento é inadequada; existe dificuldade para o contribuinte acompanhar o andamento da prestação do serviço e para a RFB gerenciar todo o fluxo da prestação do serviço; falta uniformidade no fluxo dos processos dos trabalhos executados ou somente recebidos no atendimento e a inexistência de ferramenta que permitam o acompanhamento de ocorrências que geram impactos negativos no atendimento presencial. “Precisamos melhorar as falhas que foram diagnoticadas, pois em vários procedimentos da Receita Federal o atendimento é o para-raio de reclamações”, afirmou André Menck.

 

Abordagem da apresentação do Projeto de Modernização do Atendimento Presencial

- Recebimento de Arquivos Digitais;

- Ferramentas de Requerimento e Acompanhamento do Serviço;

-Agendamento e Avaliação do Atendimento por Mobile;

-Mapeamento dos Serviços;

-Mapeamento do Atendimento;

-Ferramentas de Supervisão do Atendimento, que tem como objetivo específico desenvolver sistema que permita o registro, controle, acompanhamento e gerenciamento das ocorrências que interfiriram no funcionamento das unidades de atendimento;

-Utilização do Totem;

-Agendamento.

Tudo isso, visa a redução da demanda de Atendimento Presencial e, consequentemente, a melhoria da imagem da Receita Federal perante a sociedade.

Após a palestra, o Conselho Nacional dos Representantes Estaduais (CNRE) discutiu algumas propostas sobre o Projeto de Modernização, para ver qual será o impacto causado no trabalho dos Analistas-Tributários. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita se comprometeu em realizar um Seminário em 2015, com representantes dos ATRFBs de várias regiões, para debater o projeto de modernização e suas consequências.

 

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