Primeira palestra da Semana Original em Curitiba/PR é realizada no Centro Educacional La Salle

"attachment_69768" align="aligncenter" width="570" class=" "]IMG-8814 Moisés Hoyos ministra a palestra "Educação contra a pirataria"

A primeira palestra da Semana Original em Curitiba/PR, realizada nesta terça-feira, dia 9, foi assistida pelos alunos do Centro Educacional La Salle. A palestra “A educação contra a pirataria”, ministrada pelo diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, trata da importância dos tributos, a necessidade de combater a pirataria e a promoção da educação fiscal, tudo em uma linguagem acessível para as crianças. Na palestra, também estiveram presentes o conselheiro do Instituto de Ética Concorrencial (ETCO), entidade que apoia a Semana Original, Márcio Gonçalves, o diretor do La Salle, José Antônio Buher e representantes do corpo docente do centro educacional.

No início da palestra, o diretor José Buher proferiu algumas palavras aos jovens, para que se conscientizem sobre a importância do tema. “Estamos dando essa palestra pra vocês porque é importante que desde pequenos vocês saibam sobre esses assuntos, sobre a pirataria. Esse conhecimento vai ser muito interessante para vocês, como cidadãos, no futuro”, afirmou.

"attachment_69719" align="aligncenter" width="548" class=" "]Márcio Gonçalves, do Instituto ETCO, destaca que o conceito de pirataria vai muito além do que apenas o produto pirata Márcio Gonçalves, do Instituto ETCO, destaca que o conceito de pirataria vai muito além do que apenas o produto pirata

O diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos, esclarece que as crianças assimilam melhor o conhecimento do que os adultos. “A infância é o momento que se forma a consciência do cidadão e por isso nessa Semana Original focamos as atividades nas crianças e pré-adolescentes de ensino médio e fundamental, para termos cidadãos muito melhores no futuro”, afirma.

O conselheiro do Instituto ETCO, Márcio Gonçalves, destaca que o conceito de pirataria vai muito além do que apenas  um produto sem qualidade. “Quando falamos de pirataria, estamos tratando de um conceito muito mais amplo do que simplesmente comprar um produto ilegal, de não pagar impostos. Por isso, é importante a gente começar a conscientizar o cidadão cedo, para garantir um consumidor consciente e que vai evitar o barato,  tomando decisões sobre o que é realmente correto”, declara.

As ações da Semana Original vão até sexta-feira, dia 12, e passarão por  outras escolas de Curitiba, com a expectativa de atingir cerca de 400 alunos da rede pública de ensino e o corpo docente das instituições.