Semana Original promove ações de educação fiscal em Curitiba/PR e mobiliza mais de 500 pessoas

"attachment_69873" align="aligncenter" width="570"]moises-palestra-1 Diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, considera o projeto Semana Original um ato de cidadania do Sindireceita

A Semana Original, promovida pelo Sindireceita com o apoio do Instituto de Ética Concorrencial (ETCO), finalizou os trabalhos na última sexta-feira, dia 12. Centenas de alunos do ensino fundamental da rede pública participaram das atividades da Semana Original, além de representantes de entes governamentais, como a Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Educação do Estado. As atividades foram voltadas ao combate à pirataria e promoção da educação fiscal tendo como objetivo a conscientização da população sobre os males causados pela pirataria ao País.

As palestras realizadas durante a Semana Original, ministradas pelo Analista-Tributário e diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, passaram por várias escolas de Curitiba e do município vizinho, Fazenda Rio Grande. Entre elas estavam as escolas homenageadas pela entidade por sua atuação na promoção da educação fiscal, os Centros Educacionais La Salle e Eurides Brandão e as Escolas Municipais Paulo Freire e São Gabriel. Ao todo, mais de 500 alunos assistiram à palestra “Educação contra a pirataria”, que trata da importância dos tributos, a necessidade de combater a pirataria e conceitos de educação fiscal em uma linguagem acessível para as crianças.

"attachment_69871" align="aligncenter" width="640"]mao-colegio-2 "Mais de 500 alunos assistiram à palestra “Educação contra a pirataria”, afirma o diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos

As ações da campanha “Viva a Originalidade”, da qual a Semana Original faz parte, já passaram pela Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília e Curitiba. A expectativa inicial para o ano de 2015 é que a Semana Original visite as cidades de Governador Valadares/MG e Manaus/AM.

Abertura

A solenidade de abertura contou com a presença da presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, do diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos, do representante do ETCO Fernando Costa, do representante da Prefeitura de Curitiba, Daniel Maurício e da professora da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Rosnele Armstrong, que compuseram a mesa do evento. Além deles, também prestigiaram o evento o representante do ETCO Márcio Gonçalves e representantes das escolas públicas La Salle, Paulo Freire, Eurides Brandão e São Gabriel.

A responsável pela fala de abertura da Semana Original foi a presidenta do Sindireceita Sílvia de Alencar que, após agradecer a hospitalidade de Curitiba, destacou que o maior desafio do combate à pirataria é o fato de ser um crime tolerado por grande parte da população.

O representante e membro do Conselho do Instituto ETCO Fernando Costa afirmou que a escolha de Curitiaba para sediar o evento se deu por conta do Paraná ser um dos principais estados na questão do contrabando, por fazer fronteira com o Paraguai, o que facilita a entrada de produtos pirateados. “Temos que defender o mercado nacional e, por isso, o controle de fronteira é importante nesse processo”, explicou.

Após a mesa de abertura, o Analista Tributário e diretor de Assuntos Aduaneiros Moisés Hoyos apresentou o projeto e as principais conquistas obtidas nos últimos anos. “A partir da percepção dos Analistas-Tributários dessa grande quantidade de produtos pirateados e contrabando entrando no país nós, como cidadãos, tínhamos que fazer algo além do que fazíamos na fiscalização de fronteira, portos e aeroportos. Tínhamos que atuar de outra forma. Foi assim que surgiu a campanha”, afirmou.

Homenagens

O Sindireceita homenageou escolas que são exemplo na promoção da educação fiscal e na conscientização sobre os malefícios que a pirataria causa à sociedade. Foram homenageados os Centros Educacionais La Salle e Eurides Brandão e as Escolas Municipais Paulo Freire e São Gabriel. Um prêmio foi entregue aos representantes de cada instituição, reconhecendo os serviços prestados à sociedade e incentivando a continuidade das ações.