Sindireceita e Esaf estudam parceria para a promoção da educação fiscal

Sindireceita e Esaf estudam parceria para a promoção da educação fiscal

O Sindireceita e a Escola de Administração Fazendária (Esaf) estudam firmar parceria para a promoção da educação fiscal no Brasil, no âmbito do (Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF), em especial para a categoria. As ações envolveriam palestras, premiações e incentivos às entidades, servidores e projetos no intuito de promover a educação fiscal para todas as faixas etárias. Para viabilizar a parceria, uma reunião foi realizada entre o gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal da Esaf, Ronaldo Iunes, e a presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar.

A parceria seria firmada para difundir o tema junto a sociedade e valorizar os servidores da carreira que trabalham com o tema nas suas unidades. “Planejamos para o próximo ano ações que promovem a educação fiscal, trabalhando com as universidades e intensificando as ações junto às Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. Essa é uma oportunidade para valorizar a atuação dos Analistas-Tributários, que no seu dia a dia de trabalho executam atividades que expressam à Educação Fiscal", justificou Iunes, que também é Analista-Tributário.

 

reuniao-ed-fiscal (1)

Sílvia de Alencar entende que os ideais de ambas as instituições, Sindireceita e Esaf, são parecidos e, por isso, a parceria é viável. “É de nosso interesse firmar essa parceria, pois acreditamos que as nossas campanhas são intimamente ligadas com a atuação da educação fiscal”, declarou a presidenta.

A princípio, serão disponibilizados materiais de apoio produzidos pelo Sindireceita a representantes da educação fiscal de todo o Brasil, como as cartilhas sobre compras no exterior, conscientização sobre tributos e combate à pirataria, bem como a revista Tributu$ e outras publicações relacionadas.

Sindireceita é exemplo no combate à pirataria e promoção da educação fiscal

O Sindireceita é uma das principais entidades no combate à pirataria e promoção da educação fiscal. O sindicato lançou a Campanha Nacional “Pirata: tô fora! Só uso Original” em 2005, no Ministério da Justiça, em Brasília/DF. Desde então, foram realizadas diversas ações em todo o País contra a pirataria e em prol da educação fiscal. A Campanha também foi incluída em um relatório de atividades do Ministério da Justiça entre as principais ações educativas em andamento no Brasil e integrou o esforço olímpico pela candidatura do Rio de Janeiro como cidade sede dos jogos em 2016.

Neste ano, o Sindireceita premiou na Semana Original em Curitiba/PR, evento voltado ao combate à pirataria e promoção da educação fiscal, escolas de ensino fundamental que foram exemplos na conscientização de crianças e jovens no que diz respeito aos impostos e à educação fiscal.