O descaso com a fronteira brasileira

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita batalha, diuturnamente, por melhores condições de trabalho para os Analistas-Tributários da Receita Federal de todo o País. Nesse ano de 2014, entre as várias reivindicações, o Sindicato lutou pela implementação da Indenização de Fronteira, criada pela Lei 12.855/2013, para os servidores que atuam nas regiões fronteiriças brasileiras, que corresponde a faixa interna de 150 quilômetros de largura, paralela à linha divisória terrestre do territorial nacional.

Desde a criação da Lei 12.855/2013, que instituiu a indenização aos servidores que atuam nas unidades situadas em localidades estratégicas vinculadas à prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos fronteiriços, o Sindireceita vem trabalhando para tornar efetivo o pagamento da indenização.

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil aguardam há mais de um ano a regulamentação e implementação da Indenização de Fronteira e enfrentam o descaso do governo com o direito desses servidores que são os responsáveis pelas ações de fiscalização, controle, vigilância e repressão na faixa de fronteira e atuam no combate a crimes como contrabando de arma, munições, tráfico de drogas, pirataria e descaminho.

A demora para regulamentar a Lei 12.855/2013, revela falta de sensibilidade política, já que depende apenas da publicação de um decreto do Poder Executivo, definindo as localidades e o número de servidores contemplados, para que o pagamento da Indenização possa ser efetivado.

Ao longo do ano, a Diretoria do Sindicato realizou diversas reuniões com autoridades para pressionar pela implementação imediata desse direito. Os representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita se reuniram com parlamentares, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com ministros e participou de discussões sobre o tema na sede da Receita Federal do Brasil, em Brasília.

Além das reuniões realizadas com representantes do governo federal, a DEN e as Delegacias Sindicais do Sindireceita promoveram, em todas as regiões de fronteira onde atuam os Analistas-Tributários da Receita Federal, mobilizações para exigir a regulamentação e implementação imediata da Indenização de Fronteira, que pode servir de incentivo a esses servidores que trabalham tentando garantir a segurança do País.

A primeira Mobilização Nacional Conjunta pela Indenização de Fronteira aconteceu no dia 26 de fevereiro desse ano e envolveu Analistas-Tributários, Policiais Federais, Auditores-Fiscais e Policiais Rodoviários Federais, que atuam nas Inspetorias, Pontos Alfandegado na Delegacias e Postos de fronteira da Receita Federal.

Para marcar a data de um ano sem a regulamentação da Lei 12.855/2013, a segunda Mobilização Nacional foi realizada no dia 3 de setembro. E também teve ampla participação dos servidores públicos responsáveis pelas ações de fiscalização, controle, vigilância e repressão na faixa de fronteira.

Os Analistas-Tributários e demais servidores continuarão promovendo manifestações diversas, em todo o País, até que o Poder Executivo autorize o pagamento da Indenização de Fronteira, assim como o Sindireceita não irá parar com a pressão junto ao governo, pela implementação imediata, além de cobrar a autorização de mais concursos públicos para aumentar o número de Analistas-Tributários efetivos na Receita Federal do Brasil.

24 de janeiro: Diretoria do Sindireceita reúne-se em Brasília para definir ações e estratégias para este ano http://bit.ly/1av4eIG

27 de janeiro: Dia Internacional da Aduana marca a atuação dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil http://bit.ly/1A2NvWM

28 de janeiro: Atuação do Sindireceita para o fortalecimento da Aduana brasileira http://bit.ly/1zriuL0

30 de janeiro: Sindireceita solicita informações sobre resultados da implantação da Aduana 24 horas http://bit.ly/1IWObRB