Fórum de entidades dos servidores federais discute próximos passos da negociação salarial

O Sindireceita participou nesta última terça-feira, dia 14 de julho, da reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef), quando foram debatidos os principais temas que serão levados para reunião na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, prevista para a próxima terça (21). Representaram o Sindireceita o Diretor Jurídico, Thales Freitas e o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Odair Ambrósio.

Inicialmente, foi feita uma avaliação por todas as entidades a respeito das mobilizações realizadas. Em seguida, foi discutida a organização de uma grande marcha com todos os servidores federais que acontecerá no dia 22 de julho, em Brasília. A previsão inicial é que 3 mil servidores participem, mas esse número ainda pode aumentar. Com relação à próxima reunião, que deverá ocorrer no próximo dia 21, a expectativa é sobre a apresentação de uma nova proposta de reajuste para os servidores. Também deverão ser discutidos outros pontos da negociação, como a regulamentação da Convenção 151 da OIT, o reajuste dos benefícios (auxilio alimentação, auxilio creche, ressarcimento saúde), mandato classistas e data base.

A Diretoria do Sindireceita antecipa que, caso seja apresentada uma proposta com um novo índice de reajuste, será preciso convocar, em caráter emergencial, uma AGNU, para que a categoria delibere sobre os termos apresentados.