Sindireceita e Sindfazenda discutem possibilidade de instalação do CAC Taguatinga/DF no Na Hora com superintendente da 1ª RF

No encontro foi discutida a possibilidade de transferência do CAC de Taguatinga para o espaço do Na Hora - Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, na cidade. No encontro foi discutida a possibilidade de transferência do CAC de Taguatinga para o espaço do Na Hora - Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, na cidade.

Na manhã da última quarta-feira, dia 7, representantes do Sindireceita, do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda (Sindfazenda) e do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da cidade de Taguatinga/DF participaram de reunião junto ao superintendente da 1ª Região Fiscal, José Oleskovicz e representantes da Receita Federal do Brasil. No encontro ocorrido na sede da RFB localizada no edifício de Órgãos Regionais, em Brasília/DF, foi discutida a possibilidade de transferência do CAC de Taguatinga para o espaço do Na Hora - Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, na cidade.

A proposta foi apresentada pela delegada sindical de Brasília, Maria Liége de Sousa Leite. Em sua fala, ela lembrou ao superintendente que, em conformidade com sua orientação em reunião anterior, a DS Brasília buscou o apoio do GDF, a fim de conseguir um espaço físico para alojar o CAC Taguatinga e permitir o seu funcionamento na cidade. A proposta é uma alternativa à transferência do CAC para a sede do edifício da RFB na capital – possibilidade apresentada e defendida pelos administradores do órgão. Segundo a delegada sindical, é importante que o centro de atendimento permaneça na cidade de Taguatinga, para não causar prejuízos aos servidores e contribuintes da região.

"attachment_81261" align="aligncenter" width="600"]A delegada sindical Maria Liége de Sousa Leite defendeu a importância da permanência do CAC na cidade de Taguatinga.  A delegada sindical Maria Liége de Sousa Leite defendeu a importância da permanência do CAC na cidade de Taguatinga.

“Essa mudança vai gerar mais trânsito e mais despesas para os contribuintes e para os funcionários do CAC e da Receita Federal. Taguatinga é o maior polo de desenvolvimento e de geração de riqueza. Como a Receita fecha as portas de uma unidade lá? Como a Receita quer arrecadar e fecha as portas? Se a Receita não está presente, com certeza o contribuinte também faz o seu jogo de cintura”, alertou a delegada sindical.

Maria Liége informou ainda que o subsecretário do Na Hora, Saulo Diniz, também propôs aos representantes da DS Brasília do Sindireceita, pessoalmente, um novo espaço para a instalação futura de um CAC no Shopping Popular, ao lado da rodoferroviária onde será aberto um Na Hora Empresarial.

Essa foi a terceira reunião de negociação envolvendo o CAC de Taguatinga junto a representantes da RFB. Nos últimos dois encontros realizados junto à Superintendência da 1ª Região Fiscal e Delegacia da Receita Federal em Brasília/DF, os administradores apresentaram a proposta de transferência do espaço para a cidade de Brasília. Agora, tendo conhecimento da alternativa, a administração se comprometeu em realizar um encontro junto ao Governo do Distrito Federal (GDF) e responsáveis pela área de atendimento ao cidadão para verificar a viabilidade da proposta.

O delegado da Delegacia da Receita Federal em Brasília (DRF/BSA), Adalberto Sanches, se dispôs a estudar a alternativa, mas afirmou que o espaço do Na Hora deve ser verificado no intuito de apurar a necessidade de adaptações para a instalação do CAC Taguatinga.

“O Na Hora tem outras características. Vamos estudar, pois a gente não sabe o que nos vai ser oferecido. No Na Hora temos uma situação de atendimento muito mais dinâmica em que o finalista não é o CAC. O CAC tem uma retaguarda de DPE, toda a questão de sistemas nossos de tecnologia que eu não sei como vai ficar”, disse.

Ainda de acordo com Sanches, a melhor alternativa até o momento é a transferência do espaço para Brasília. “A estrutura aqui ficará muito boa. Infelizmente, a sociedade vai pagar esse pato de não ter um CAC lá, mas, dentro do pessoal que a gente tem e dentro do CAC que temos hoje ficará um ambiente muito bom. A melhor ideia para todo mundo é vir para cá e, no futuro, que a gente retome um lugar decente, que atenda a sociedade, que atenda o servidor, que tenha uma postura de Receita Federal do Brasil. Que não retrocedamos e acomodamos”, afirmou.

A suspensão de atividades no CAC Taguatinga está prevista para o dia 30 de novembro e se deve a questões orçamentárias, gastos de locação do espaço e contratação de pessoal, além de problemas relacionados às instalações da unidade e sua localização, bem como ao atual cenário de crise econômica e política.

"attachment_81259" align="aligncenter" width="600"]O diretor de Comunicação do Sindireceita, Breno Rocha, alertou o superintendente da 1ª RF, sobre a necessidade de alocar mais recursos financeiros para a Delegacia da Receita Federal em Brasília/DF. O diretor de Comunicação do Sindireceita, Breno Rocha, alertou o superintendente da 1ª RF, sobre a necessidade de alocar mais recursos financeiros para a Delegacia da Receita Federal em Brasília/DF.

O diretor de Comunicação do Sindireceita, Breno Rocha, alertou o superintendente da 1ª RF, sobre a necessidade de alocar mais recursos financeiros para a Delegacia da Receita Federal em Brasília/DF, em vista da sua importância política e potencial arrecadatório de tributos na 1ª Região Fiscal, o que evitaria, entre outros, a suspenção temporária das atividades de um importante centro de atendimento ao contribuinte, como é considerado o CAC de Taguatinga/DF.

Pelo Sindireceita também estiveram presentes na reunião o vice-presidente, Geraldo Seixas, o delegado substituto Félix Valois de Araújo, a diretora suplente, Manoelina Francisca de Jesus, a Analista-Tributária Marlene Cambraia e a coordenadora administrativa, Érika Duarte. Pela Receita Federal também estiveram presentes o superintendente substituto, Onássis Simões da Luz, a superintendente adjunta, Maria Joana Pereira Rêgo, a delegada substituta da DRF/BSA, Rosângela Dias Gonçalves e a chefe de gabinete da DRF/BSA, Bárbara Cristina de Oliveira Alves.

Pelo Sindfazenda participaram a diretora de Assuntos Parlamentares, Neire Luiz Silva, o representante regional Auderi Raimundo e a suplente Nicilene Maria Costa. Pelo CAC Taguatinga participaram da reunião como convidados Ivete Rodrigues Aragão e Amazonica Brasil Magalhães.