Diretor do Sindireceita fala da campanha Brasil Sem Crise para o Jornal Correio Braziliense

O diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio, concedeu entrevista ao jornal Correio Braziliense e falou sobre a Campanha "Brasil sem Crise", que conta com uma lista de medidas alternativas que melhorariam a situação das contas públicas em tempos de dificuldade, sem necessidade de mudanças legislativas ou custos extraordinários.

Aumento da carga tributária, criação de novos impostos, adiamento do reajuste dos servidores são exemplos de medidas, citadas na reportagem, que poderiam ser evitadas se a Receita Federal funcionasse de maneira mais eficaz. Segundo Odair Ambrósio, a ideia é otimizar a arrecadação de impostos pois, somente no primeiro semestre de 2015, o país perdeu R$ 258 bilhões em tributos sonegados, de acordo com o Sonegômetro, ferramenta criada pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz). Em 2014, o prejuízo ficou acima de R$ 500 bilhões. “Existem débitos enormes prontos para serem cobrados, mas que não são, por pura ineficiência”, afirmou Odair Ambrósio. Para ele, se a cobrança fosse feita de maneira eficaz, em poucos meses renderiam o que a CPMF seria capaz – R$ 32 bilhões.

Campanha

O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) lançou a campanha #BrasilSemCrise, com o objetivo de colaborar para que o Brasil saia da crise. O documento apresenta um conjunto de propostas para ampliar a arrecadação fiscal sem o aumento da carga tributária e a criação de novos impostos.

O estudo completo pode ser lido e compartilhado aqui.

De acordo com o Sindireceita, é importante ressaltar que as medidas que compõem o estudo “Alternativas para enfrentar a crise fiscal – Propostas dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil” podem ser executadas imediatamente sem a necessidade de mudanças legislativas ou qualquer custo extraordinário.