Dia Nacional do SIM – Dia 17/12 – Avaliação de Conjuntura

Dia Nacional do SIM – Dia 17/12 – Avaliação de Conjuntura
dia-do-sim-1-b

É inegável que o ano de 2015 foi marcado por diversos ataques aos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil. A esse cenário se soma a morosidade na apresentação de uma proposta salarial definitiva à categoria. Esse silêncio do governo denuncia a falta de respeito com os servidores públicos, considerando ainda que o último aumento concedido pelo governo federal para a maior parte das categorias foi em 2012. Veja Avaliação de Conjuntura.


Em meio a uma crise política e fiscal, com uma evidente necessidade de aumentar a arrecadação federal e com o País rebaixado por agências de classificação de risco, era esperada uma maior atenção do governo com a arrecadação federal, com seus servidores e com sua estrutura. Mas nem a própria administração da Receita Federal conseguiu, até agora, alguma eficácia ao tentar assumir o protagonismo dessa negociação.


Em meio às dificuldades, os Analistas-Tributários ainda enfrentam a ausência de informações sobre o resultado do Mapeamento de Processo de Trabalho, que já foi apresentado às Superintendências. Ou seja, o teor das conclusões do trabalho realizado é obscuro apenas aos Analistas-Tributários, pois os superintendentes são exclusivamente Auditores-Fiscais.


Vale ressaltar que por diversas vezes a Receita Federal, questionada sobre a seriedade da elaboração do Mapeamento, sempre assegurou que os trabalhos teriam uma condução isenta e que não haveria recuo nesse processo. No entanto, a falta de divulgação oficial poderá comprometer toda a proposta do Mapeamento de Processo de Trabalho. A Receita Federal precisa assumir sua responsabilidade e divulgar os resultados, demonstrando que não ficará à mercê de apenas um cargo, que se considera dono da administração tributária e aduaneira.


cabeca-dia-do-sim
Temos consciência sobre a importância da Carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil, convalidada pela relevância profissional dos Analistas-Tributários e da atuação cidadã do Sindireceita. Cada dia mais o nosso trabalho é reconhecido por setores da sociedade, da mídia, por parlamentares e em diversas instâncias do governo.


Conscientes de que somos servidores públicos e de todas as responsabilidades que implica essa condição, buscamos o reconhecimento e a melhoria de nosso trabalho sem nos afastarmos do interesse público. Queremos e lutamos pela melhoria de nossa carreira, da instituição à qual servimos e de nosso País.


É esse cenário que deve motivar o fortalecimento da mobilização do “Dia Nacional do SIM” dos Analistas-Tributários nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro. Devemos demonstrar que estamos prontos para qualquer embate e para um eventual acirramento, se necessário.


Nossa luta não começou ontem e não terminará amanhã. Sempre que necessário demonstraremos nossa força, pois motivos para nossa indignação não faltam.


Participem da mobilização do “Dia Nacional do SIM” e fiquem atentos, pois estamos na iminência da divulgação de novos fatos relevantes. Pedimos a todos os Analistas-Tributários que leiam os boletins do Sindireceita para unificar, com intensidade, o discurso nos próximos dias.


Contamos com a presença de todos os Analistas-Tributários nas assembleias, nas discussões e na mobilização. Conclame todos os companheiros para discutir os temas de interesse da categoria.


SALÁRIO: Por uma proposta salarial que reconheça o valor e a importância do Analista-Tributário!


INDIGNAÇÃO: Para acabar com a discriminação e com o assédio moral aos Analistas-Tributários!


MAPEAMENTO: Pelo fim do sigilo do resultado do Mapeamento de Processos!


Juntos, sempre seremos mais fortes!