DEN participa de reunião junto à Comissão de Ética da RFB no Ministério da Fazenda

Comissão_RFB (6)

Representantes do Sindireceita participaram na tarde dessa quinta-feira, dia 10, de reunião junto à Comissão de Ética da Receita Federal do Brasil (RFB) realizada no edifício anexo do Ministério da Fazenda, em Brasília/DF. O encontro teve como pautas as representações formalizadas pelas Delegacias Sindicais do Sindireceita perante os Superintendentes das 10 Regiões Fiscais da RFB referente a um abaixo assinado subscrito por vários Auditores Fiscais e por alguns gestores do órgão, que causou imenso constrangimento aos Analistas-Tributários de todo o país, mormente  pelo fato de tais gestores fomentarem a cizânia dentro do órgão ao assinarem manifesto que alega ser insustentável e insuportável a coexistência dos dois cargos (Analistas-Tributários e Auditores Fiscais) na mesma carreira, dentre outras alegações de cunho pejorativo. Além de tratar das representações em si, os diretores manifestaram interesse por parte do Sindicato em colaborar com os trabalhos da Comissão.

Representando a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita estiveram presentes na reunião o diretor de Assuntos Jurídicos, Thales Freitas e o diretor de Comunicação, Breno Rocha. Também esteve presente no encontro a gerente da Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ) do Sindicato, Alessandra Damian Cavalcanti.

Comissão_RFB (1)

Pela Comissão de Ética da RFB estiveram presentes a presidente, Rosa da Conceição e os membros Lucia Helena de Andrade, Soraya Ducena Carvalho Honfi, Paulo Rodolfo Ogliari e, por meio de web conferência, Luis Henrique Monteiro Nunes e José Ribamar Pontes.

A reunião teve início às 15h30 e inicialmente houve um momento dedicado à apresentação dos participantes. Em seguida, a presidente da Comissão de Ética, Rosa da Conceição, destacou que o colegiado está atento aos processos formalizados pelos ATRFBs junto à Receita Federal e defendeu a harmonia no órgão. “Temos alertado, por meio de nossas notas, sobre a importância da harmonia no ambiente de trabalho e nas redes sociais. Estamos atuando de forma preventiva e apurando todos os processos, mas não podemos antecipar se haverá punição”, disse. Rosa da Conceição destacou ainda que a Comissão tem interesse em realizar um seminário no mês de maio para tratar das pautas relativas à ética na Receita Federal.

Comissão_RFB (9)

O diretor de Comunicação do Sindireceita, Breno Rocha, salientou a necessidade de divulgação de informações sobre a importância da conduta ética no ambiente de trabalho para evitar desvios disciplinares.  “A não observância de preceitos éticos poderia contaminar o ambiente laboral e levar ao agravamento de determinadas condutas antiéticas ocasionando possíveis infrações disciplinares”, alertou.

Comissão_RFB (7)

O diretor de Assuntos Jurídicos, Thales Freitas, destacou a importância da postura dos gestores para que o órgão tenha um ambiente de trabalho harmonioso. "A RFB como órgão de excelência tem que agir com profissionalismo. Nesse sentido, um gestor não pode, em hipótese nenhuma, fomentar discórdia no ambiente de trabalho, muito menos se dar ao luxo de assinar qualquer documento sem antes ler atentamente. Os gestores, quando assumem tal incumbência, têm que ter a consciência da sua responsabilidade e de que a harmonia do ambiente de trabalho passa necessariamente pela sua conduta de gestor, isso consta, inclusive, no Código de Conduta Ética da RFB", afirmou. Thales Freitas ressaltou ainda que o Sindicato deseja colaborar com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Ética, participando de perto das ações promovidas pelo colegiado.

[gallery columns="2" ids="85939,85938,85936,85933,85932,85930,85929"]