Analista-Tributária da RFB produz artigo para livro “Ouvidoria Pública Brasileira: reflexões, avanços e desafios”

capa_livro

A Analista-Tributária da Receita Federal do Brasil (RFB), Márcia Christina dos Santos Rabelo, contribuiu com a produção do livro “Ouvidoria Pública Brasileira: reflexões, avanços e desafios”, lançado em comemoração ao Jubileu de Ouro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada- IPEA, e aos dez anos de sua ouvidoria. A Analista-Tributária produziu o artigo intitulado “Ouvidorias Públicas no Contexto do Novo Serviço Público”, que integrou o capítulo 10 do livro.

No capítulo 10 “Ouvidoria Pública Brasileira: reflexões, avanços e desafios”, escrito pela ATRFB Márcia Christina, a Ouvidoria da Receita Federal é destacada, por meio da apresentação do estudo de caso da Ouvidoria da Receita Federal na 1ª Região Fiscal, a partir do referencial teórico do novo serviço público, abordagem que estuda novos caminhos e desafios para a administração pública por meio de uma nova visão das relações do governo com a sociedade. O artigo possui como coautora Joana Luíza Oliveira Alencar do IPEA.

O livro organizado por Ronald do Amaral Menezes e Antônio Semeraro Rito Cardoso, traz um conjunto de artigos sobre a Ouvidoria Pública brasileira. A obra é dividida em duas partes: a primeira, com cinco capítulos, é dedicada aos aspectos conceituais das ouvidorias públicas, e a segunda, com seis capítulos, aos seus aspectos práticos, apresentando estudos de casos de ouvidorias públicas brasileiras.

A coletânea pretende contribuir na qualificação do debate sobre os temas que circunscrevem a ação das ouvidorias públicas com vistas ao aperfeiçoamento desses institutos, em atuação nas políticas e serviços públicos, em seu papel de mediação das relações entre Estado e sociedade, bem assim, colaborando no fortalecimento da democracia participativa, na valorização da cidadania e no aprimoramento da gestão pública no país.

Inicialmente lançada em versão eletrônica, a obra pode ser obtida aqui.