Aberto PSS para agente das ARF Cataguazes/MG, Diamantina/MG, Paracatu/MG, Pará de Minas/MG, Ubá/MG, Guarujá/SP, Goiana/PE e Ouricuri/PE

Está aberto o Processo Simplificado de Seleção (PSS) para Chefia das Agências da Receita Federal em Cataguazes/MG, Diamantina/MG, Paracatu/MG, Pará de Minas/MG, Ubá/MG, Guarujá/SP, Goiana/PE e Ouricuri/PE por meio do Banco de Gestores de Agências - BGA.


As Superintendências da 3ª e 8ª Regiões Fiscais informam que a seleção foi autorizada e estão abertas as inscrições até 25/07/2016. Já para as ARF da Superintendência da 6ª Região Fiscal, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 2 de agosto de 2016.


Os interessados devem fazer seu cadastramento no Banco de Gestores para Agentes (BGA) no SA3. O BGA foi criado em 2014 por meio da Portaria RFB nº 1471, com o objetivo de subsidiar a seleção de servidores para o preenchimento desses cargos gerenciais em Agências da RFB, foi inspirado no modelo de seleção já existente para Delegados e Inspetores, via Banco de Gestores (BG).


Importante destacar que o PSS está aberto para todos os Analistas-Tributários da Receita Federal, desde que não esteja em estágio probatório e não responda a processos administrativos disciplinares.


Serão consideradas as informações relativas ao tempo de experiência laboral e funções exercidas na RFB, bem como as informações relativas aos cursos concluídos a partir de 1º/01/12, constantes do Programa de Educação Corporativa (Proeduc) relativos aos Macroprocessos de Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão de Materiais e Logística, Gestão de Pessoas, Gestão do Crédito Tributário e Relacionamento com a Sociedade, Governos e Organismos Nacionais e Internacionais, além dos cursos constantes do Programa de Desenvolvimento Gerencial da RFB (DGR).
Essas informações são processadas automaticamente do Banco de Talentos a partir das informações extraídas do sistema Siape (experiência profissional) e do sistema de capacitação Siscad (formação técnica).
Serão selecionados até 10 (dez) integrantes que manifestaram interesse dentre aqueles ocupantes do cargo de ATRFB, classificados em ordem decrescente da pontuação final do Banco de Talentos (BT); caso não haja 10 (dez) ATRFBs interessados na vaga, serão selecionados servidores das demais carreiras, também em ordem decrescente de pontuação final do BT.
Relatório contendo as informações dos candidatos será submetido ao Delegado da RFB que jurisdiciona a Agência em questão para que este proceda a seleção de até 3 (três) candidatos, os quais serão submetidos à entrevista para avaliar a aptidão ao exercício do posto gerencial de agente. Após esta etapa, deverá ser elaborado relatório circunstanciado ao Superintendente Regional (SRRF) acerca das entrevistas tal como com a recomendação de candidato para a seleção.
O SRRF decidirá quem ocupará o cargo na hipótese dos 3 (três) candidatos selecionados serem lotados e em exercício em unidades jurisdicionadas à respectiva RF; caso contrário, a decisão caberá ao Secretário da RFB.
-