Analistas-Tributários em Brasília/DF paralisam as atividades contra o descumprimento do acordo salarial da categoria

"attachment_91108" align="aligncenter" width="800"]mobilizacao_DS_Brasília_26.07 (1) Analistas-Tributários mobilizados no Edifício Órgãos Regionais

Analistas-Tributários da Receita Federal em Brasília/DF paralisaram as atividades nesta terça-feira, dia 26, em repúdio ao descumprimento do acordo salarial da categoria e em prol da correção das graves distorções da pauta não remuneratória introduzida no Projeto de Lei (PL) nº 5.864/2016, que poderá estabelecer autoridade e reserva de atividades a um único cargo da Receita Federal em detrimento do fortalecimento de toda a Instituição. O texto do PL encaminhado na última sexta-feira, dia 22, pela Casa Civil ao Congresso Nacional, traz, entre outros itens, a pauta remuneratória dos cargos, de comum acordo com as categorias, e ainda a pauta não remuneratória, que sequer foi objeto de discussão na mesa de negociação, e não é de consenso entre os cargos.

"attachment_91112" align="aligncenter" width="800"]mobilizacao_DS_Brasília_26.07 (5) Maria Liège Leite ressaltou que o momento requer, em caráter prioritário, a união e a conscientização dos Analistas-Tributários

Cerca de 100 Analistas-Tributários compareceram à mobilização convocada pela Delegacia Sindical do Sindireceita, em Brasília/DF. Em âmbito nacional, mais de oito mil Analistas-Tributários da Receita Federal paralisam as atividades nas unidades de atendimento ao contribuinte e realizam operação padrão nos postos de fiscalização dos 17 mil quilômetros da faixa de fronteiras do Brasil.

A delegada da Delegacia Sindical do Sindireceita em Brasília/DF, Maria Liège Leite, ressaltou que o momento requer, em caráter prioritário, a união e a conscientização dos Analistas-Tributários para conduzir o trabalho parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado. A proposta da categoria, esclareceu Maria Liège Leite, é excluir os artigos 1º a 4º, do Projeto de Lei nº 5.864/2016, que além de transferir a autoridade do órgão para um único cargo, fixa apenas suas atividades como indelegáveis e exclusivas de Estado e ainda busca excluir, de modo velado, os Analistas-Tributários do rol das Carreiras Típicas de Estado.

"attachment_91113" align="aligncenter" width="800"]mobilizacao_DS_Brasília_26.07 (6) Na ocasião, foram eleitos representantes para participação na LXVII Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE)

De acordo com a delegada Maria Liège Leite, os Analistas-Tributários possuem um legado histórico de lutas e conquistas que fortalece, ainda mais, a atual mobilização contra a atual ameaça de retrocesso da categoria com o PL 5.864/2016. “Nos deparamos com uma realidade crucial e decisiva que requer uma forte articulação de todos os Analistas-Tributários, principalmente da base de Brasília, pela proximidade com o Poder Legislativo. Esse trabalho é nosso, por isso, vamos defender nosso cargo”, ressaltou.

"attachment_91114" align="aligncenter" width="812"]mobilizacao_DS_Brasília_26.07 (7) Base de Brasília intensifica mobilização da categoria

Na ocasião, foram eleitos representantes para participação na LXVII Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), que acontecerá entre os dias 15 a 17 de agosto de 2016, em Brasília-DF, bem como  definidos os participantes da base para participação da oficina parlamentar, que será realizada pela DEN, de 1º a 3 de agosto, em Brasília/DF, direcionada somente à base. Durante a LXVII Reunião do CNRE, será realizada a 2ª oficina parlamentar, restrita aos participantes da Reunião. O objetivo das oficinas é capacitar a categoria aos trabalhos de convencimento com os parlamentares, fortalecendo o trabalho de base, que é realizado pelo Analista-Tributário no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas, nos Estados e Municípios.

"attachment_91125" align="aligncenter" width="800"]mobilizacao_ds_brasília_anexo_ministerio-fazenda (1) Analistas-Tributários mobilizados no anexo do Ministério da Fazenda

Mobilização Nacional

A mobilização liderada pelo Sindireceita será realizada, inicialmente, às terças, quartas e quintas-feiras, podendo ser ampliada para cinco dias por semana e afetará o atendimento das atividades de análise de processos de cobrança, restituição e compensação, orientação aos contribuintes, inscrição de cadastros fiscais, regularização de débitos e pendências, análise dos pedidos de parcelamento, emissão de certidões negativas e de regularidade, revisões de declarações, atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos, entre outras atividades. Nas unidades aduaneiras, os Analistas-Tributários realizarão operação padrão na Zona Primária (Portos, Aeroportos e Postos de Fronteira), nos serviços das Alfândegas e Inspetorias, como despachos de exportação, conferência física, trânsito aduaneiro, embarque de suprimentos, operações especiais de vigilância e repressão, verificação física de mercadorias e bagagens, entre outros.