ATRFB Francisco Pinto concede entrevista sobre a DIRPF/2017 pelo terceiro ano consecutivo ao Programa "Justiça e Cidadania"

O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Francisco Pinto, da Delegacia Sindical de Porto Velho, concedeu entrevista de cerca de 30 min, neste fim de semana,  ao Programa "Justiça e Cidadania", do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com o apresentador Celso Gomes.

O entrevistado falou sobre o prazo de entrega do IRPF de 2017, como e quem está obrigado a declarar neste ano, sobre as novidades do programa para 2017, em que situação o lucro na venda de imóveis pode ser isento e quem pode ser considerado dependente para efeito de IRPF.

As despesas podem ser dedutíveis do Imposto de Renda, com ênfase para as despesas médicas, e como declarar aluguel, também foram temas da entrevista. "Quem paga aluguel deve declarar, informando o nome, CPF ou CNPJ e o valor pago. E quem recebe deve declarar o valor como rendimentos tributáveis, em Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica", ou em Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior, conforme o caso", esclareceu Francisco Pinto.

O Analista-Tributário também deu dicas para o contribuinte receber mais cedo a restitução e evitar "cair na malha fina. "Incentivamos preencher e entregar o quanto antes a Declaração. E se certificar de que está informando todos os rendimentos, inclusive dos dependentes, ainda que estes, isoladamente, estejam abaixo do limite para declarar. Também só informar na declaração despesas dedutíveis permitidas pela legislação", informou o entrevistado.

e assista a entrevista na íntegra.